Encontro tem como temática a 'Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades' e reúne líderes de 11 países, mais de 43 estados e províncias e ocorre entre segunda (19) sexta-feira (23). Acre vai sediar reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores
Diego Gurgel/Secom
O Acre é sede da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) entre a próxima segunda (19) até sexta-feira (23). A capital Rio Branco vai receber líderes de 11 países e mais de 43 estados e províncias.
Este ano, o evento tem como tema: "Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades”.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O estado acreano foi escolhido para sediar o evento em 2023, durante a 13ª edição que ocorreu em Mérida, no México.
Nessa sexta-feira (16), na Biblioteca Pública, no Centro da capital, o governador Gladson Camelí falou que o evento vai colocar o Acre no centro das atenções globais com o protagonismo no desenvolvimento sustentável.
“É uma oportunidade única de mostrarmos ao mundo as potencialidades do nosso Acre, cumprindo com os acordos ambientais já firmados, debater novos métodos para, ao mesmo tempo, preservar e também criar emprego e renda com um agronegócio sustentável”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM:
Acre é escolhido para sediar a reunião anual de governadores pelo Clima e Florestas em 2025
COP 30 em Belém: quais os principais pontos de debate na Conferência do Clima?
COP30: as duras críticas às políticas ambientais do Brasil publicadas em importante jornal científico
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, em entrevista à Rede Amazônica Acre, destacou o estado acreano está preocupado com as questões ambientais e mudanças climáticas extremas que são vividas atualmente. (Confira abaixo a entrevista completa).
"Estamos passando por secas severas e depois cheias. Então, esse é um momento que a gente recebe essas pessoas para fazer um debate de alto nível para criar consensos com relação ao que a gente vai levar de proposta também para a COP30", afirmou.
Acre será sede da 15ª reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos governadores
Carvalho afirmou que o evento, além de oportunizar troca de experiências, será um espaço de onde irão sair importantes deliberações a serem discutidas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA).
"A gente vai receber um bom número de autoridades. Estão chegando 500 pessoas envolvidas, parceiros, setor privado, representantes de embaixada. Todo mundo está empenhado em discutir esse tema tão importante para a gente, como encontrar soluções para essa nova economia de base florestal que também responda a essas questões de enfrentamento às mudanças climáticas", disse.
Estratégias de combate
É a segunda vez que o estado está sediando o evento, pois já foi palco dos debates em 2014. O secretário Leonardo Carvalho frisou que os líderes debaterão estratégias de combate ao desmatamento e economia de baixo carbono.
"A gente sabe que o Acre é pioneiro em vários debates climáticos. A gente, na Secretaria de Meio Ambiente, está coordenando o eixo técnico e nesse momento a gente vai ter alguns dias de sessões de trabalho técnico, discutindo bioeconomia, infraestrutura natural e programas de rede jurisdicional, que é o nosso crédito de carbono", explicou.
Ainda segundo o secretário, o estado acreano tem experiência de mais de 12 anos de implantação de créditos de carbono. Outro tema que deve ser discutido durante as reuniões, será a intensificação produtiva.
"A gente quer um agro sustentável, um desenvolvimento também para as pessoas, mas a gente tem que estar de acordo com as conformidades ambientais e discutir também essa participação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais nessa repartição de benefícios. Vão ter muitas discussões", garantiu.
Quase toda programação é fechada para convidados. O público poderá participar da programação apenas na sexta-feira (16).
"Vai ter a reunião de alto nível dos governadores, quando vão poder falar também desses grandes anúncios, acordos e parcerias que estão sendo feitos em prol dessas políticas públicas de mudanças climáticas e de meio ambiente", afirmou.
O secretário de Meio Ambiente do Acre acrescentou também que o evento irá ajudar a economia acreana. "É importante porque movimenta e mostra que o Acre e a cidade de Rio Branco podem receber eventos de grande porte", evidenciou Leonardo Carvalho.
Força-Tarefa GCF
A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais com a participação de mais de 43 estados e províncias de 11 países, que atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável.
A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes. Em 2023, o Acre foi escolhido para sediar a reunião anual, durante a GCF Task Force que ocorreu na cidade de Mérida, no México.
Sua principal função é a implementação de políticas e ações regionais locais e globais para alcançar os objetivos propostos. Dentre eles está o combate ao desmatamento, a proteção das florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável, impulsionando soluções que beneficiem os seres humanos e o planeta.
As iniciativas da GCF abrangem a construção de programas para REDD+ e desenvolvimento de baixas emissões, além de promover a conexão desses programas com financiamento público e privado.
Confira a agenda completa
Segunda-feira, 19 de maio
Reunião Técnica Matinal – Comitê Global de Povos Indígenas e Comunidades Locais (Fechada, somente para convidados).
Reunião da Comissão Executiva da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCFTF) à tarde (Fechada, somente para convidados).
Terça-feira, 20 de maio
9h às 16h – Reunião de Negócios/Assembleia Geral (Fechada, somente para convidados).
20h – Jantar dos Delegados do GCFTF (Fechado, somente para convidados).
Quarta-feira, 21 de maio
Visitas técnicas de 6h às 7h30 e das 17h30 às 19h30
Quinta-feira, 22 de maio
Abertura do segmento das sessões de trabalhos técnicos
Local: Universidade Federal do Acre (Ufac), Teatro e Centro de Convenções. (Entrada mediante credenciamento prévio).
Sexta-feira, 23 de maio
Evento de abertura do segmento de alto nível da GCF
Local: Universidade Federal do Acre, Teatro e Centro de Convenções. (Entrada mediante credenciamento prévio).
*Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1