G1

Ato contra PEC da Blindagem e Projeto da Anistia reúne manifestantes em Porto Velho


Ato contra PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em Porto Velho

Manifestantes foram às ruas de Porto Velho, na tarde deste domingo (21), para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e contra o projeto que prevê anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

O ponto de encontro foi em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro da cidade. A mobilização começou por volta das 16h30, com falas de representantes de movimentos sociais.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova PEC da Blindagem: veja como votaram os deputados de Rondônia nos dois turnos

As manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

Com cartazes e palavras de ordem, manifestantes criticaram as propostas. Entre as frases mais exibidas estavam: "Não à PEC da bandidagem" e "Sem anistia para golpistas". Em coro, também entoaram versos da música “Vou Festejar”, de Beth Carvalho — “A quem sempre lhe deu a mão, você pagou com traição” — como forma de protesto contra o que chamaram de traição dos políticos.

Ato contra PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em Porto Velho

Mateus Santos/g1

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.