Tensão com Venezuela: EUA fazem novo ataque a embarcação no Caribe
O presidente dos Estados Unidos anunciou mais um ataque aéreo a uma embarcação venezuelana no mar do Caribe. E, de novo, afirmou que os ocupantes eram traficantes de drogas.
Donald Trump publicou o vídeo de 27 segundos numa rede social. Um barco numa localização não revelada, é atacado. Depois da explosão, fica em chamas. E outro foco de incêndio aparece atrás do barco. Trump afirmou que a operação em águas internacionais matou três narcoterroristas da Venezuela que estavam levando drogas para os Estados Unidos.
No dia 2 de setembro, forças americanas bombardearam um barco no sul do Caribe e alegaram que pertencia a traficantes venezuelanos. 11 pessoas morreram, segundo o governo.
Em agosto, Trump enviou destroyers com quatro mil homens a bordo para as imediações do território venezuelano. O objetivo, segundo o governo americano, é combater o tráfico de drogas.
A Casa Branca acusa o ditador Nicolás Maduro de chefiar o cartel Tren de Aragua, classificado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista.
Em entrevista nesta segunda-feira (15), antes de Trump anunciar o novo ataque, Maduro afirmou que o que há com os Estados Unidos não é apenas tensão.
“É agressão em todos os sentidos: judicial, quando nos criminalizam; política, com ameaças diárias; diplomática e estamos a caminho de uma agressão de caráter militar."
Maduro afirmou ainda que todos os canais de diálogo com os Estados Unidos estão suspensos. Assim como no ataque anterior, o governo americano não apresentou provas de que o barco pertencia a traficantes venezuelanos e de que estava carregado de drogas.
Ao ser perguntado sobre o assunto no Salão Oval da Casa Branca, Trump defendeu a ação. Afirmou que os militares americanos são muito cuidadosos e gravaram imagens que provam qual era o carregamento do barco. Segundo ele, eram grandes sacos de cocaína.
Aumentam as tensões entre EUA e Venezuela após novo ataque americano a embarcação supostamente com drogas
Reprodução/TV Globo