G1

Bombeiros combatem incêndio florestal há oito dias no interior do Piauí


Incêndio florestal chega ao oitavo dia no interior do Piauí

No nordeste brasileiro, um incêndio florestal chegou ao oitavo dia no interior do Piauí.

O fogo começou na última quarta-feira na cidade de canto do buriti, a 400 quilômetros de teresina e se alastrou até o município vizinho, Pavussu.

As chamas já consumiram mata nativa e destruiu lavouras. Centenas de animais estão em risco. A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí declarou que a área afetada é de 69 quilômetros quadrados. Uma investigação apura o que provocou o incêndio.

Uma força-tarefa com cerca de 50 agentes tenta apagar o fogo.

"Descontrolou mesmo, absurdo. O incêndio aqui foi um dos maiores que já existiu na região", afirma João Luiz Dias, brigadista.

No oitavo dia de incêndio, o governo do estado enviou um helicóptero para combater as chamas. No início da noite, os brigadistas informaram que o incêndio está controlado.

A prefeitura de Pavussu estima um prejuízo de quase R$ 3 milhões por causa das perdas no campo e decretou estado de calamidade.

A apicultura é uma das principais bases da economia de Pavussu. A produção de 2024 foi de 170 toneladas de mel. Os produtores estavam otimistas para o fim da safra, mas o incêndio prolongado afugentou as abelhas.

O apicultor Valdir Alves da Silva perdeu metade das colmeias.

"Eu perdi 20 caixas, mais ou menos R$ 8 mil de prejuízo".

"As abelhas foram todas embora, com essa fumaça, não tem como a gente nem produzir mel esse ano. Vai ser muito fraco", afirma Dalila Pereira de Sousa, apicultora.

Bombeiros combatem incêndio florestal há oito dias no interior do Piauí

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.