Alunos da Unifesp ficam feridos após confusão com equipe do vereador Kleber Ribeiro
Montagem g1/Reprodução
A ida do vereador de Guarulhos, Kleber Ribeiro (PL), à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na noite de segunda-feira (15) terminou em briga generalizada e ao menos três estudantes feridos. O episódio ocorreu no campus Guarulhos, no Jardim Nova Cidade.
Acompanhado de cinegrafistas e seguranças, o parlamentar chegou por volta 18h para entregar a direção da universidade um ofício — que solicitava a cessão de um espaço do campus para um evento sobre o combate ao antissemitismo e à intolerância religiosa.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Após a entrega do documento, Ribeiro e sua equipe permaneceram na entrada do campus, quando integrantes de uma bateria universitária se aproximaram gritando palavras de ordem contra o vereador. "Você não é bem-vindo aqui, a sua ideia não representa esse lugar", gritou uma das estudantes.
Briga entre vereador Kleber Ribeiro e alunos da Unifesp termina com feridos
O vereador e os estudantes começaram a discutir até que um dos músicos foi empurrado por um segurança de Ribeiro, terminando em uma briga generalizada. A ação foi registrada por testemunhas. (Veja acima.)
Esta não é a primeira vez que o vereador do PL entra na universidade para gravar vídeos e publicá-los em suas redes sociais. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e do projeto de anistia, Ribeiro foi eleito com 4.033 votos nas Eleições de 2024.
LEIA TAMBÉM:
USP registra série de episódios de violência causados por influenciadores na Faculdade de História
Kleber Ribeiro é filiado ao PL e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Montagem/g1/Reprodução/Redes sociais
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), dois homens de 20 anos e uma mulher, de 21, ficaram feridos após serem atacados com golpes e socos. Os agressores não foram identificados, disse a pasta.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a Unifesp informou que os alunos foram acompanhados até o serviço de saúde. Um boletim de ocorrência foi registrado no 4° Distrito Policial da cidade.
Já Ribeiro afirmou, em nota, que foi hostilizado por um grupo de 50 pessoas com "cusparadas, jatos de água, empurrões e tentativas de ataque com objetos cortantes e instrumentos utilizados como armas". Também afirmou que um dos assessores ficou ferido na barriga.
O vereador do PL ainda condenou o que chamou de "ódio" e "violência política", além de acusar a universidade de "perseguição ideológica".