Cadela resgatada em Sorriso é levada para clínica veterinária, onde recebe tratamento.
Uma cachorra sem raça definida (SRD) foi resgatada em um posto de combustível após ser vítima de zoofilia em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. O caso ganhou repercussão depois que um vídeo mostrando a cena de maus-tratos circulou nas redes sociais, no domingo (11). O caso é investigado pela Polícia Civil, mas o agressor não foi identificado.
Ao g1, o advogado e presidente da Comissão de Proteção de Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Eduardo Candido, explicou que o resgate aconteceu após um pedido da presidente de uma ONG da região, que entrou em contato solicitando apoio para retirar o animal do local e responsabilizar o agressor.
Segundo ele, a violência foi registrada em um pátio de um posto de combustível da cidade. O advogado, acompanhado da esposa e de uma viatura da Polícia Militar, foi até o local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Funcionários do posto informaram que vários cães circulam pela área, mas rapidamente conseguiram identificar a cadela que aparecia no vídeo.
Ainda de acordo com Eduardo, o animal demonstrou agitação com a presença dele. A equipe aguardou a chegada da presidente da ONG, que encaminhou a cachorra a uma clínica veterinária.
A cadela segue recebendo tratamento veterinário e, assim que estiver totalmente recuperada, deve ser colocada para adoção responsável.
Presidente da Comissão de Proteção de Animais da OAB explica sobre o resgate de cadela
LEIA TAMBÉM:
Nova lei obriga estabelecimentos veterinários a comunicarem casos de maus-tratos em Cuiabá
Estudante da UFMT é presa suspeita de adotar animais e cometer maus-tratos em Cuiabá
Grupo transmitiu tortura e morte de gato para 400 pessoas em live
🚫Crime
Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.
Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.