G1

Câmara aprova relatório final de CPI que investiga ex-secretário de Esportes em Presidente Prudente


Ex-secretário municipal de Esportes, Clayton dos Santos, de Presidente Prudente

Secom

A Câmara aprovou, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (26), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o ex-secretário municipal de Esportes Clayton dos Santos, em Presidente Prudente (SP).

📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp

A CPI foi instaurada na primeira sessão de 2025, no dia 3 de fevereiro, e investigou denúncias de liberação irregular de praças públicas e pagamentos indevidos no setor.

De acordo com o projeto de resolução, a comissão recomenda enviar o relatório final aprovado ao Ministério Público Estadual do Estado de São Paulo (MPE-SP) para que “tome ciência e, eventualmente, se entender ser caso de ilegalidade praticada à luz da Lei de Improbidade Administrativa”, tome as providências legais cabíveis.

VEJA TAMBÉM:

Câmara arquiva denúncia contra vereador e abre comissão para investigar ex-secretário de Esportes em Presidente Prudente

Além disso, o relatório também será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

O plenário foi favorável à decisão, com exceção dos vereadores Aristeu Santos Penalva de Oliveira (MDB) e Wellington de Souza Neves (Republicanos).

Ao g1, o ex-secretário disse que o Ministério Público arquivou o processo faz 40 dias.

"O Ministério Público já investigou, falou com as testemunhas e já arquivou o processo. Fazendo justiça e comprovando que foi um ato extremamente político", declarou ao g1.

O secretário se refere a denúncia que quando foi protocolada na Câmara, também foi encaminhada ao MPE-SP, que arquivou o caso, em 7 de julho, " por falta do dolo caracterizador da improbidade administrativa".

Agora, com o encaminhamento da CPI aos órgãos estaduais, fica novamente a critério do MPE-SP e ao TCE-SP julgar e dar as providências legais cabíveis.

Outro lado

Em nota oficial encaminhada ao g1, o advogado de Clayton dos Santos, Jorge Duran Gonçalez disse que o ex-secretário “sofre perseguição por parte de um grupo político.

Leia a íntegra abaixo:

Consoante a deliberação da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em sessão ordinária ocorrida em 25 de agosto de 2025, decidindo enviar ao Ministério Público Estadual as conclusões obtidas por Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para apurar pagamentos promovidos pela Associação Atlética de Medicina, pelo uso de praças esportivas, esclarecemos que o nosso constituído Sr. CLAYTON DOS SANTOS, sofre perseguição por parte de um grupo político, grupo este que é plenamente sabedor que estes fatos já foram exaustivamente apurados pelo Ministério Público Estadual, nos autos do Inquérito Civil nº 0720.0001034.2025, tendo ficado demonstrado que não aconteceu prejuízo ao erário público, pois ficou provado que estes pagamentos deveriam mesmo ocorrer e que todos os valores foram aplicados em bens da Secretaria Municipal de Esportes, mediante preços de mercado e sem favorecimento pessoal a quem quer que seja, razão pela qual houve a PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES por parte do Promotor Dr. Marcelo Creste.

O Sr. CLAYTON DOS SANTOS, na condição de Secretário de Esportes na gestão do ex-Prefeito Ed Thomas, se dedicou em restaurar todas as praças esportivas, equipamentos e veículos da SEMEPP, tornando-se o principal responsável por alavancar conquistas esportivas históricas para Presidente Prudente, fato este que incomoda politicamente um grupo que se ressente por não possuir capacidade de atingir marcas semelhantes, buscando, por isso, desconstruir a imagem vencedora do então gestor público.

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.