Cano que matou idosa dentro de casa em Mauá se soltou por excesso de peso, diz Sabesp
A tubulação da Sabesp que atingiu uma casa na quarta-feira (17) em Mauá, no ABC Paulista, e matou uma mulher que estava sentada no sofá, se soltou por excesso de peso no momento do içamento do tubo, afirmou a empresa nesta quinta-feira (18).
"O que foi apurado até o momento é que a tubulação se soltou por um aparente excesso de peso no momento do içamento do tubo", informou a empresa.
"A Sabesp imediatamente desligou a empresa responsável pela execução das obras e contratou uma perícia especializada para uma apuração ainda mais detalhada do ocorrido."
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Na quarta, o cano escorregou de um barranco antes de se chocar com o imóvel. Cleia dos Santos Pimentel, que faria 80 anos no mês que vem, morreu antes da chegada do socorro.
Segundo o diretor regional da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa, haviam cerca de 10 trabalhadores no momento do incidente. O chamado para ocorrência foi feito às 16h40, segundo o boletim de ocorrência.
"Lamentamos muito o ocorrido. Estamos dando toda a assistência necessária a família, psicólogos, assistentes sociais. A segurança é fundamental. É o primeiro passo. Vamos apurar o que aconteceu. Neste caso, foi identificado alguma inobservância de algum preceito de segurança", disse ele.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava dentro da residência quando foi atingida e morreu antes da chegada do socorro.
Viva ABC
O incidente aconteceu na esquina das ruas Eugênio Negri e Melchor Barbosa, no Jardim Zaíra. Nas imagens feitas pelo globocop na quarta, é possível observar que a tubulação ainda estava no barranco.
Em novas imagens desta quinta-feira (18), o equipamento já não estava mais no local.
Segundo o diretor, a empresa realizava uma obra de abastecimento de água com uma adutora (cano) de 40 cm de diâmetro. O equipamento seria instalado no local para abastecer um reservatório na região.
"Todos os funcionários trabalham seguindo procedimentos e normas de segurança, acompanhados por equipes de seguranças. São trabalhos sequenciais, temos maquinários pesados que estavam sendo envolvidos, mas todos seguindo procedimentos de segurança e engenharia. É cedo dizer a causa do acidente, porque ainda é muito recente."
Segundo o serviço funerário de Mauá, o corpo dela será velado no cemitério Vale dos Pinheirais até às 16h30 e o sepultamento será no cemitério Santa Lídia, também na cidade, às 17h15.
O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Mauá.
Cano da Sabesp
Segundo o boletim de ocorrência, um duto d'água se soltou e invadiu a casa. Ela foi pressionada em uma parede e não resistiu. O SAMU foi acionado e constatou a morte no local.
A perícia foi acionada e o caso foi registrado como morte suspeita no 4º DP do município, que investiga as causas do acidente, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A Prefeitura de Mauá informou que a tubulação pertence à Sabesp. Segundo a empresa de saneamento, o incidente ocorreu durante obras do sistema de água em Mauá.
Em nota, a Sabesp lamentou a morte e disse que “enviou equipes de assistência social e segurança do trabalho” ao local, além de iniciar a apuração das causas da tragédia junto ao consórcio responsável pela obra. A empresa afirmou ainda que vai prestar apoio à família da vítima.
“É uma premissa fundamental da empresa ter uma operação segura tanto para os trabalhadores quanto para a população. A Sabesp se solidariza com os familiares e amigos, estando comprometida a prestar apoio à família da moradora”, declarou.