G1

Cano que matou idosa dentro de casa em Mauá se soltou por excesso de peso, diz Sabesp


Cano que matou idosa dentro de casa em Mauá se soltou por excesso de peso, diz Sabesp

A tubulação da Sabesp que atingiu uma casa na quarta-feira (17) em Mauá, no ABC Paulista, e matou uma mulher que estava sentada no sofá, se soltou por excesso de peso no momento do içamento do tubo, afirmou a empresa nesta quinta-feira (18).

"O que foi apurado até o momento é que a tubulação se soltou por um aparente excesso de peso no momento do içamento do tubo", informou a empresa.

"A Sabesp imediatamente desligou a empresa responsável pela execução das obras e contratou uma perícia especializada para uma apuração ainda mais detalhada do ocorrido."

✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp

Na quarta, o cano escorregou de um barranco antes de se chocar com o imóvel. Cleia dos Santos Pimentel, que faria 80 anos no mês que vem, morreu antes da chegada do socorro.

Segundo o diretor regional da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa, haviam cerca de 10 trabalhadores no momento do incidente. O chamado para ocorrência foi feito às 16h40, segundo o boletim de ocorrência.

"Lamentamos muito o ocorrido. Estamos dando toda a assistência necessária a família, psicólogos, assistentes sociais. A segurança é fundamental. É o primeiro passo. Vamos apurar o que aconteceu. Neste caso, foi identificado alguma inobservância de algum preceito de segurança", disse ele.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava dentro da residência quando foi atingida e morreu antes da chegada do socorro.

Viva ABC

O incidente aconteceu na esquina das ruas Eugênio Negri e Melchor Barbosa, no Jardim Zaíra. Nas imagens feitas pelo globocop na quarta, é possível observar que a tubulação ainda estava no barranco.

Em novas imagens desta quinta-feira (18), o equipamento já não estava mais no local.

Segundo o diretor, a empresa realizava uma obra de abastecimento de água com uma adutora (cano) de 40 cm de diâmetro. O equipamento seria instalado no local para abastecer um reservatório na região.

"Todos os funcionários trabalham seguindo procedimentos e normas de segurança, acompanhados por equipes de seguranças. São trabalhos sequenciais, temos maquinários pesados que estavam sendo envolvidos, mas todos seguindo procedimentos de segurança e engenharia. É cedo dizer a causa do acidente, porque ainda é muito recente."

Segundo o serviço funerário de Mauá, o corpo dela será velado no cemitério Vale dos Pinheirais até às 16h30 e o sepultamento será no cemitério Santa Lídia, também na cidade, às 17h15.

O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Mauá.

Cano da Sabesp

Segundo o boletim de ocorrência, um duto d'água se soltou e invadiu a casa. Ela foi pressionada em uma parede e não resistiu. O SAMU foi acionado e constatou a morte no local.

A perícia foi acionada e o caso foi registrado como morte suspeita no 4º DP do município, que investiga as causas do acidente, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A Prefeitura de Mauá informou que a tubulação pertence à Sabesp. Segundo a empresa de saneamento, o incidente ocorreu durante obras do sistema de água em Mauá.

Em nota, a Sabesp lamentou a morte e disse que “enviou equipes de assistência social e segurança do trabalho” ao local, além de iniciar a apuração das causas da tragédia junto ao consórcio responsável pela obra. A empresa afirmou ainda que vai prestar apoio à família da vítima.

“É uma premissa fundamental da empresa ter uma operação segura tanto para os trabalhadores quanto para a população. A Sabesp se solidariza com os familiares e amigos, estando comprometida a prestar apoio à família da moradora”, declarou.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.