Previsão é que folia cause movimentação da economia 50% maior que a registrada em um fim de semana convencional. Carnaval no Circuito das Águas lota hotéis e leva folia a turistas até de fora do Brasil
As cidades do Circuito das Águas Paulista esperam receber 500 mil foliões durante o feriadão de Carnaval, elevando a ocupação dos hotéis a 95%, segundo o Consórcio Intermunicipal (Cicap) da região.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Localizado a cerca de 127 km da capital paulista, o circuito é composto por nove cidades: Águas de Lindoia (SP), Amparo (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Lindoia (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Pedreira (SP), Serra Negra (SP) e Socorro (SP).
Ainda segundo o Cicap, a previsão é que a folia cause uma movimentação da economia 50% maior que a registrada em um fim de semana convencional. No comparativo com o ano passado, o crescimento em relação à ocupação da rede hoteleira já é de cerca de 10%.
"A expectativa é que vamos ter um aumento de 20% em relação a 2024, e nós estamos com 95% da nossa rede hoteleira hoje já ocupada. É um dos principais feriados do nosso calendário, e isso acaba movimentando toda a economia do Circuito das Águas", diz Antônio Henrique Corsi, gestor administrativo do circuito.
Foliona durante bloco de rua em Amparo (SP), no Circuito das Águas Paulista
Reprodução/EPTV
É tempo de batucada!
Em Amparo (SP), conhecida pela folia dos blocos de rua, uma multidão empolgada seguiu atrás da bateria do Bloco Verde e Rosa neste sábado (1º). Não faltou sol e calor, mas isso não impediu os foliões.
"Eu moro na Bélgica e venho para o Brasil todo ano para curtir o Carnaval. Não tem [na Europa]", brinca a gerente assistente Carolina Baroni.
Há também quem escolheu a região combinar relaxamento com festa no feriado prolongado, como foi o caso dos aposentados Sérgio e Deolinda Ribeiro, que saíram da capital paulista rumo ao interior.
"Um cafézinho, piscina, tomar um sol, bronzear. É folia e descanso, ao mesmo tempo. A gente vai participar do bloquinho hoje à noite", conta Deolinda.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas