Temporal causa estragos e deixa moradores sem energia na região de Jundiaí
A chuva forte e as rajadas de vento que atingiram o interior de São Paulo nesta segunda-feira (22) afetaram o abastecimento de água e de energia elétrica em vários bairros de Jundiaí (SP). Alguns moradores estão sem água e luz há mais de 17 horas.
Segundo a DAE, as regiões da Vila Progresso, Reserva da Serra, Malota e Mato Dentro tiveram o abastecimento interrompido. A lista completa dos bairros afetados pela falta de água pode ser consultada através do Alerta de Abastecimento, disponível no site da DAE Jundiaí.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A empresa informou que segue em contato com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), para que a situação seja normalizada o mais breve possível.
Para mais informações, os moradores podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da empresa, pelo 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento é feito 24 horas.
A CPFL informou que os bairros afetados pela falta de energia são:
Cidade Jardim;
Nova Cidade Jardim;
Jardim Marambaia;
Jardim Santa Gertrudes;
Lagoa dos Patos;
Vila Progresso;
Vila São Paulo;
Vila Esperança;
Jardim Esplanada;
Vila Isabel Eber e Jardim do Lago;
Mato Dentro;
Brisas de Jundiaí, Marajoara e Brisas da Mata;
Reserva da Serra;
Malota.
Ainda conforme a CPFL, bairros de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Itupeva também foram afetados pela falta de energia elétrica.
A companhia informou que, apesar dos danos, a a maior parte dos clientes impactados já teve o fornecimento restabelecido, restando ocorrências pontuais e de maior complexidade, que exigem reconstrução de rede, substituição de postes e outros.
A CPFL reforça a orientação para que os moradores não toquem em fios partidos, galhos ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nessas situações, é necessário acionar a distribuidora e a Defesa Civil.
Os canais são site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia (iOS e Android), WhatsApp (19) 99908-8888 e call center 0800 010 2570.
Estragos na cidade
Temporal em Jundiaí (SP) derruba árvores e postes, deixando pontos da cidade sem energia elétrica
Prefeitura de Jundiaí/Reprodução
A prefeitura de Jundiaí informou que a cidade registrou 140 mm de chuva e ventos que ultrapassaram 70 km/h nas últimas 48 horas. Ao menos 80 árvores caíram em diferentes bairros do município.
Em alguns pontos, os galhos atingiram postes e transformadores, provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica. A prefeitura informou que equipes da força-tarefa trabalham na limpeza das vias.
No Jardim Fepasa, foram registrados casos de destelhamento de residências. As famílias afetadas receberam apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), que disponibilizaram produtos de higiene pessoal, roupas, cestas básicas, leite e cobertores.
A administração municipal também informou que não houve impacto no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e que as aulas da Rede Municipal de Ensino seguem normalmente.
Funcionários da prefeitura trabalham na limpeza e remoção de árvores após temporal em Jundiaí (SP)
Reprodução/Prefeitura de Jundiaí
Queda de árvores na rua Florianópolis derruba poste e danifica transformador e deixa moradores sem energia
Reprodução/Prefeitura de Jundiaí
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM