Ventania atinge a Baixada Santista neste domingo
Chuvas e ventos fortes atingiram a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste domingo (21), causando estragos em cidades da região, como quedas de árvores e estruturas. Segundo a Defesa Civil estadual, cinco pessoas ficaram feridas devido ao colapso da estrutura de uma tenda em Peruíbe.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta amarelo, de perigo potencial, para vendaval, com validade até segunda-feira (22). A Defesa Civil, por sua vez, alertou para tempestade severa em várias regiões do Estado, incluindo a Baixada Santista, no mesmo período.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Praticagem de São Paulo, foram registrados ventos de 138,9 km/h por volta das 18h40. Apesar disso, o Porto de Santos não precisou ser paralisado porque não havia nenhuma manobra programada.
Imagens obtidas pelo g1 mostram uma árvore caída na Avenida dos Bancários, no bairro Ponta da Praia, em Santos. Em outros vídeos, é possível ver moradores se protegendo das rajadas de vento (assista no topo da reportagem).
Chuva forte e ventania atingem a Baixada Santista neste domingo
Felipe Pardini e Nicollas Felix
Feridos em Peruíbe
Em nota, a Defesa Civil de São Paulo informou que, por volta das 18h30, chuva forte e rajadas de vento causaram a queda de árvores e o colapso da estrutura de uma tenda de eventos na Avenida Governador Mário Covas Júnior, no Espaço de Eventos Parque Turístico, na Praia do Centro.
De acordo com o órgão, quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - não especificada -, enquanto uma pessoa em estado grave foi encaminhada ao Hospital Regional de Itanhaém.
Cinco pessoas ficaram feridas após colapso de tenda em Peruíbe (SP)
Defesa Civil de SP
Evento suspenso em Cubatão
Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que suspendeu, no início da tarde, as atividades do Guará Fest por conta da previsão de ventos e chuva. De acordo com o município, parte da estrutura montada no píer foi comprometida pelo vendaval, atingindo o espaço coberto em frente ao palco.
Queda de árvore em Itanhaém
Também por meio de nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que foi registrada uma queda de árvore no Jardim Oásis. Ninguém se feriu.
O g1 entrou em contato com as demais prefeituras da região, em busca de mais informações sobre eventuais ocorrências, mas não obteve retornos até a publicação desta reportagem.
Alerta
Baixada Santista poderá sofrer com rajadas de ventos
Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal
De acordo com a Defesa Civil, a previsão indicava chuvas fortes, rajadas de vento, queda de raios e até possibilidade de granizo em pontos isolados. Por isso, o órgão orientou a população a evitar esportes náuticos e se manter em um local seguro, longe de árvores e áreas alagadas.
Em caso de emergência, a recomendação é ligar para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Previsão do tempo nos próximos dias
Segundo o Inmet, a segunda-feira (22) será de céu encoberto na Baixada Santista, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde. As temperaturas devem variar entre 14 °C e 38 °C.
Na terça-feira (23), o tempo esfriará com termômetros marcando no máximo 24 °C. O dia será com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, assim como na quarta-feira (24), quando a temperatura máxima será 21 °C.
A chuva deve diminuir na quinta-feira (25), quando a previsão aponta somente para chuvisco, com termômetros variando entre 12 °C e 21 °C.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos