Festival de atrações protagonizadas por pessoas com deficiência acontece neste domingo.
O Festival Conexão DEF acontece na Estação das Artes, em Fortaleza, neste domingo (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a partir das 10h. A iniciativa integra a campanha Cultura do Acesso, idealizada pela Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac) com o objetivo de assegurar o acesso à cultura, respeitar e celebrar a diversidade.
A programação terá oficina infantil, competição de poesia em Libras, apresentação circense, espetáculo teatral e show musical, além de Feira Criativa com produtos artesanais também produzidos por pessoas com deficiência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O evento foi idealizado na perspectiva acessível: com intérpretes de Libras, sinalização em Braille, espaço reservado para pessoas com baixa mobilidade, rampas de acesso, banheiros acessíveis e abafadores de ruído disponíveis na recepção do espaço.
LEIA TAMBÉM:
Projeto vai levar sessões de cinema ao ar livre em municípios do interior do Ceará; veja cidades
Avenida Beira-Mar tem faixa exclusiva para pedestres e esportistas aos fins de semana
“Garantir a acessibilidade na programação da Estação das Artes é, além de um compromisso, a nossa própria essência. O Festival Conexão DEF, que vem sendo construído em parceria com artistas com deficiência, é a prova de que a arte é um instrumento potente de encontros e possibilidades. Temos a certeza de que esta é a primeira edição de muitas”, destacou a diretora da Estação das Artes, Uliana Lima.
A Estação das Artes é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Confira a programação completa do Festival Conexão DEF
Festival Conexão DEF estreia na Estação das Artes, em Fortaleza, neste domingo.
Henrique Kardozo
Para começar o domingo, às 10h, a criançada vai soltar a criatividade com a oficina infantil IlustraLab Kids: Ilustrando Letras - Oficina de Letras Criativas, com Samuel Vagner. Utilizando canetas coloridas, giz de cera e tintas, as crianças poderão explorar a técnica de lettering para criar desenhos e estimular a imaginação.
O Slam Mãos Quentes ocupa o palco da Estação com literatura e cultura para a comunidade Surda a partir do Slam, uma competição com batalhas de poesia em Libras. Como protagonistas, jovens e adultos surdos e ouvintes sinalizantes poderão se expressar por meio da arte com seus saberes, tradições e discussões.
Em seguida, às 12h30, Eduardo Show da Vida apresenta espetáculo circense. Artista de rua, cadeirante acrobata desde os oito anos de idade, mostra sua força e alegria nos shows em palco móvel.
Às 13h10, o Grupo de Teatro Olho Mágico apresenta “A Ópera do Malandro: em construção”. O elenco de atores com deficiência visual cria uma encenação do clássico de Chico Buarque de Hollanda. A apresentação conta com audiodescrição e destaca a movimentação e orientação corporal do ator cego em cena.
Para encerrar a programação, Bosco Defar canta no palco sucessos e clássicos do samba. Ao som do violão, cavaquinho e percussão, o show traz uma proposta de acessibilidade estética, narrando as canções e as trajetórias do artista enquanto pessoa com deficiência visual. A apresentação conta com interpretação em Libras.
O dia contará ainda com Feira Criativa, destacando artistas e artesãos com deficiência. Peças esculpidas em madeira com técnica de pirografia, esculturas, pinturas e peças em cerâmica fria serão alguns dos produtos comercializados.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará