Cachoeira Salto Paraguassú tem 96 metros de queda livre fica no município de Baliza
À primeira vista, uma paisagem cheia de árvores do Cerrado esconde a imponente cachoeira, que depois se revela nos impressionantes 96 metros de queda do Salto Paraguassú. O cartão-postal fica no município de Baliza, a cerca de 418 km de Goiânia, no oeste de Goiás. A brisa da água forma um arco-íris, que torna o lugar ainda mais atrativo para os turistas que vão visitar ou acampar no local.
A cachoeira fica em uma propriedade particular e, de acordo com o administrador, Denner Menezes Paraguassú, a queda-d'água fica no município de Baliza e a 38 km do centro da cidade, sendo o principal ponto turístico.
Segundo Denner, além da cachoeira de 96 metros, também há a parte de cima, onde existem outras cachoeiras menores e é possível chegar através de uma trilha. O administrador esclarece que nessa parte só é permitido subir e fazer a trilha, que tem cerca de 865 metros, acompanhado de um guia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
"Em cima é uma trilha que demora em torno de 25 a 30 minutos para conhecer. É o topo da cachoeira Salto Paraguassú, a parte de cima tem várias quedas, cascatas e um poço perfeito para banho", explicou.
Já na cachoeira principal, não é preciso ser acompanhado por profissionais. De acordo com Denner, ela fica a 150 metros da porteira da propriedade e basta fazer o trajeto caminhando.
LEIA TAMBÉM:
Poço sem fundo: Conheça poço ‘sem fundo’ com água azul turqueza considerado um dos mais misteriosos do país
Cavernas e mais de 300 atrativos naturais: Conheça o Parque de Terra Ronca, onde turistas ficaram perdidos em Goiás
Ana Maria Braga se encanta com parque onde fica um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul: 'Parece uma joia'
Queda d'água tem 96 metros
Arquivo pessoal/Denner Paraguassú
O que dizerm os visitantes
O guia turístico Jonatas Marruda, que tem um grupo chamado Trilheiros de Rondonópolis, de Mato Grosso, contou ao g1 que já foi duas vezes no Salto Paraguassu. Ele fez uma primeira visita para conhecer o local e, depois, voltou com um grupo de 27 pessoas. Eles viajaram por seis horas até chegar ao Salto.
Jonatas descreveu um pouco do que viu com o grupo. Segundo ele, o local conta com uma área de camping, banheiro, energia, água e um meio ambiente bem preservado.
"O local em si é muito bonito, tem a parte baixa e tem a parte alta que tem outras cachoeiras em cima. O local é também estruturado, bem-sinalizado, eles têm planos de segurança, de emergência lá", disse o guia.
Salto Paraguassu, em Baliza-GO
Arquivo pessoal/Denner Paraguassú
Redes sociais
Nas redes sociais vários comentários pessoas que visitaram o Salto Paraguassú ajudam a entender a beleza do lugar. Algumas postagens mostram visitantes praticando rapel.
"A cachoeira de cima é maravilhosa", escreveu uma pessoa, que depois completou : "Eu amei. Foi uma experiência incrível".
Outra pessoa também destacou a parte de cima do Salto: "Vocês foram na parte de cima?! É maravilhoso também... várias quedas e poços para banho", escreveu.
O pôr do sol foi outro ponto citado: "Pôr do sol mais incrível de Goiás", diz outro comentário.
Outras percepções tratam o lugar como; "Maravilha", "Simplesmente sensacional!", "Incrível".
Uma pessoa comentou ainda que passou o aniversário na cachoeira e descreveu o passeio: "Tive a oportunidade de contemplar essa maravilha da natureza no dia do meu aniversário. Que presente especial eu ganhei!!", escreveu.
Caminho da água
Em entrevista para a TV Anhanguera, Denner Paraguassú explicou o caminho das águas da cachoeira, que fica a uma hora de carro do centro de Baliza, passando por estrada de terra.
"Essa água vem do manancial Perdizes, que nasce no nosso município vizinho, Bom Jardim. A Cachoeira Salto Paraguaçu está na região turística Chapada das Emas e no nosso município de Baliza, Goiás. Daqui ela desce pela Cachoeira Salto Paraguaçu, passa por vários atrativos, como o Lajeado, o Balneário do Nedino e deságua no nosso famoso rio Araguaia", disse.
Salto Paraguassu, em Baliza-GO
Arquivo pessoal/Jonatas Marruda
Como funciona a visita
Denner explicou que as visitas devem ser agendadas pelo WhatsApp, onde é preciso informar quantas pessoas vão participar do passeio na cachoeira. É cobrada uma taxa de R$ 50 por pessoa para day use e R$ 100 para o acampamento.
O administrador esclareceu que o day-use é a visitação para passar o dia. Já no camping, é possível entrar em um dia, passar a noite na cachoeira e sair no dia seguinte.
"Na área tem iluminação, energia, ponto de tomada, tem a estrutura básica para acampamento, dois banheiros com água quente e ducha", disse.
Crianças de 0 a 7 anos são isentas de pagamento.
O agendamento e pagamento deverão ser feitos com antecedência para assegurar a vaga do grupo.
WhatsApp para agendamento e informações: (66) 99648-8417
Ainda de acordo com o administrador da cachoeira, com a reserva feita, as informações adicionais são repassadas ao visitante pelo WhatsApp. Na entrada da cidade de Baliza, o visitante precisa buscar uma chave que abre a porteira que dá acesso à cachoeira.
Ao buscar a chave, uma equipe vai fornecer um guia com instruções detalhadas, com texto explicativo e fotos da estrada. Denner alertou que os aparelhos de GPS apresentam erros no trajeto e pede que seja seguido exclusivamente as orientações e fotos enviadas para chegar sem problemas ao local.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.