Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecido como presídio do Róger.
TJPB/Divulgação
A transferência dos presos Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, o Euro, para uma prisão em João Pessoa, capital da Paraíba, acontece nesta quinta-feira (28). O casal será transferido de avião para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecido como presídio do Róger.
De acordo com as informações da Polícia Civil da Paraíba, os influenciadores chegam na Paraíba às 17h, seguem para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para realização de exames, e depois serão conduzidos ao presídio do Róger.
A Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega recebe o nome de presídio do Róger devido ao bairro onde está localizado, em João Pessoa.
O local é a unidade prisional de maior importância da capital paraibana para a custódia de presos provisórios masculinos e, atualmente, conta com 8 pavilhões. Na unidade, há uma cela reservada exclusivamente para a população LGBT.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o presídio do Róger tem uma população carcerária de 890 detentos. No entanto, a capacidade da unidade prisional é para 700 presos, o que implica um percentual de 27% acima do limite.
Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa
Reprodução / TV Cabo Branco
Em fevereiro de 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou uma inspeção no presídio do Róger, com o objetivo de avaliar as condições estruturais e de atendimento aos custodiados. Durante a inspeção, foram verificadas a inclusão de melhorias e iniciativas implementadas na penitenciária, como a construção de uma sala com divisórias apropriadas para a realização audiências judiciais remotas (audiências de custódia), a inauguração da primeira cela do novo pavilhão que estava sendo construído no presídio, bem como a instalação de lâmpadas de LED nas guaritas para melhorar a iluminação geral do seu entorno.
De acordo com o promotor Ricardo Medeiros, apesar das melhorias observadas, foram ainda identificados uma estrutura física precária do consultório médico e problemas no fornecimento de medicamentos genéricos e de equipamento de proteção individual para a cozinha do estabelecimento.
Também foi observada a defasagem da manutenção preventiva dos equipamentos de extintores de incêndio das instalações do presídio.
Hytalo Santos e marido
Abraão Cruz/TV Globo
Hytalo e Euro respondem a processo da Justiça de Bayeux, na Grande João Pessoa. Eles são investigados por exploração sexual de menores de idade, trabalho infantil e tráfico humano em conteúdos produzidos para as redes sociais. A investigação é feita pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) paraibano.
A transferência de Hytalo e de Euro foi determinada pela Justiça da Paraíba e confirmada pelo poder judiciário em São Paulo. Esse trâmite da remoção será feito pelas autoridades paraibanas e paulistas.
Influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Vicente, vão ser transferidos para Paraíba
Hytalo e o marido já eram investigados na Paraíba. Mas a repercussão da denúncia de Felca fez com que a Justiça da Paraíba decretasse a prisão preventiva do casal.
Segundo a acusação, as prisões de Hytalo e Euro foram necessárias porque eles pretendiam fugir do país depois que Felca divulgou o vídeo denunciando o casal e outros influenciadores por explorar e sexualizar menores.
Os influenciadores foram presos no último dia 15 de agosto em Carapicuíba pela polícia paulista. No dia 18 de agosto eles foram levados para o CDP 1 de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Nesse período, Hytalo e Euro puderam falar somente com seus advogados.
FOTOS: Veja casa onde o influencer Hytalo Santos foi preso em Carapicuíba, na Grande SP
VÍDEO: Assista momento em que influencer Hytalo Santos é preso pela polícia
ENTENDA: os crimes citados na investigação contra o influencer
CRONOLOGIA: entenda todos os acontecimentos envolvendo o influenciado
Hytalo e marido dizem não entender por que foram presos
A Justiça suspendeu as contas de Hytalo, Euro e dos menores nas redes sociais, onde eles tinham milhões de seguidores e ganhavam dinheiro com isso.
A defesa do casal negou as acusações e alega que os clientes são inocentes. A Justiça da Paraíba, de São Paulo e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, já negaram os pedidos dos advogados para que os dois respondessem aos crimes em liberdade. E também não concordou com a ida deles para uma penitenciária em Tremembé, no interior paulista, sob a alegação de que lá seria mais seguro.
As prisões de Hytalo e Euro pela polícia, bem como a audiência de custódia deles na Justiça, foram gravadas em vídeos. O g1 teve acesso às filmagens (veja vídeos acima e abaixo).
Hytalo Santos no momento em que foi preso e, à direita, em vídeo com adolescentes
Reprodução/TV Globo
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar