O setor de consórcio no Brasil alcançou, em julho de 2025, uma marca inédita de 12,04 milhões de consorciados ativos, representando um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024. Esse recorde evidencia o crescimento do interesse dos brasileiros pela modalidade como opção para aquisição de bens e serviços.
Além do aumento no número de participantes, outros indicadores também apresentam resultados positivos. Entre janeiro e julho de 2025, foram comercializadas 2,88 milhões de cotas, um aumento de 15,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os negócios realizados somaram R$ 270 bilhões, representando um crescimento de 33,9%. As contemplações atingiram 998,1 mil, com créditos concedidos que ultrapassam R$ 67,87 bilhões, um aumento de 21,4% em relação a 2024.
O crescimento no consórcio revela uma mudança no comportamento financeiro dos consumidores brasileiros. De acordo com Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a educação financeira tem levado os consumidores a optar por alternativas mais planejadas e responsáveis para a aquisição de bens e serviços.
O consórcio tem se consolidado como uma ferramenta estratégica em diversos setores da economia brasileira. No setor automotivo, por exemplo, o consórcio representou, aproximadamente, um a cada três veículos leves vendidos no país. No segmento de motocicletas, a participação foi de 30,8%, e em veículos pesados, a relação para caminhões foi de 26,0% no mês. No setor imobiliário, as contemplações representaram cerca de 24,3% dos imóveis financiados no primeiro semestre de 2025.
A Porto Vale, com mais de 20 anos de experiência, acompanha de perto essa evolução e se consolida como a maior corretora de consórcio Porto Bank no Brasil. Com atendimento humanizado e cobertura nacional, transforma o consórcio em uma estratégia acessível e inteligente para realizar conquistas de forma planejada, com transparência e segurança.