G1

Corpo de adolescente de 13 anos que morreu afogado em praia artificial de Sorocaba será sepultado neste domingo


Andrey da Paz Marandola morreu após se afogar no Parque Porto das Águas. Neste sábado (3) havia salva-vidas no local, ao contrário do dia do acidente. Corpo de adolescente morto em praia artificial será sepultado neste domingo

O corpo do adolescente de 13 anos que morreu após se afogar em praia artificial do Porto das Águas, em Sorocaba (SP), na sexta-feira (2), será sepultado domingo (4) em um cemitério da cidade.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

O velório de Andrey da Paz Marandola será na Funerária Ofebas, na Rua Braz Cubas, nº 61, Jardim Santa Rosália. O sepultamento será no Cemitério Memorial Park, a partir das 14h.

Andrey da Paz Marandola morreu após se afogar no Parque Porto das Águas

Reprodução/TV TEM

O adolescente de 13 anos estava com seu irmão de 15 anos na praia artificial criada pela Prefeitura de Sorocaba (SP), no Parque Porto das Águas, na sexta-feira (2).

O mais velho foi socorrido por banhistas que estavam no local. Já Andrey acabou ficando mais de 20 minutos submerso. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local, mas o adolescente não resistiu e morreu.

O Corpo de Bombeiros informou à TV TEM que não havia salva-vidas no local no momento do acidente. Segundo o tenente da corporação, os socorristas ficam na "prainha" somente em feriados e finais de semana.

Salva-vidas só atuam na "prainha" de Sorocaba aos finais de semana

Reprodução/TV TEM

Só aos fins de semana

A reportagem da TV TEM foi ao local no dia seguinte do acidente, sábado (3). Diferentemente do dia do acidente, havia salva-vidas orientando os frequentadores para respeitarem os avisos de perigo no lago.

Eles orientam os banhistas quanto à obrigatoriedade de coletes para a prática de esportes aquáticos e monitoram o limite de segurança da prainha.

"A gente orienta para não estar entrando no fundo do lago, indo para lá. A gente acompanha a liberação do nado, tanto é que tem uma área demarcada, e fazemos o controle, tanto lá, quanto aqui", detalha o salva-vidas Thales Ribeiro.

A falta desse serviço em datas que não sejam finais de semana ou feriados é questionada pelos frequentadores do parque, que se dizem inseguros. "Ter segurança é sempre melhor", afirma a autônoma Maria Cristina Souza. "Um bombeiro, se acontecer alguma coisa, tem alguém para socorrer", emenda o serviços gerais Alexandre Pierone.

Em nota, a prefeitura de Sorocaba lamentou o ocorrido e informou que apura o caso e que vai investigar. Questionada pela TV TEM sobre a presença de salva-vidas no local, não houve resposta.

Nota de pesar da Prefeitura de Sorocaba (SP) sobre afogamento de menino de 13 anos na 'prainha'

Instagram/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.