Formação de nuvens em Praia Grande (SP)
Reprodução
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que as regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira terão uma mudança "brusca" nas condições meteorológicas neste final de semana. A previsão é de que o calor intenso de sábado (23) seja tomado pelo avanço de uma frente fria no domingo (24).
🌡️O sábado será marcado pela passagem do sistema pré-frontal, um fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria. Esse efeito acontece porque o ar frio empurra o ar quente para cima, gerando uma compressão e elevando os termômetros.
Na Baixada Santista, os termômetros variam entre 18°C e 29°C, enquanto a previsão no Vale do Ribeira é de que as mínimas fiquem em 18°C e as máximas em 30°C. De acordo com a Defesa Civil, a sensação deve ser de calor e abafamento.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O órgão estadual acrescentou que a Umidade Relativa do Ar (URA) deve atingir índices críticos. O interior paulista entra em estado de atenção, com valores entre 29,9% e 20%, e o litoral pode diminuir até 30%.
Durante este período, a Defesa Civil orienta a população a evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, mantendo a hidratação constante e redobrando cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Previsão é de frente fria em Santos (SP)
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
🥶O órgão explicou que o cenário muda com o avanço de uma frente fria vinda do Sul. A condição meteorológica trará uma queda acentuada nas temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir de domingo.
Os termômetros variam entre 15°C e 19°C no litoral, enquanto ficam entre 12°C e 21°C no interior. O órgão recomenda uma atenção especial com as rajadas de vento, que podem atingir uma velocidade moderada. As chuvas e quedas de raios também exigem um cuidado redobrado em áreas abertas.
"A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância de a população acompanhar os canais oficiais para atualizações e orientações de prevenção", informou o órgão, por meio de nota.
g1 relembra
No início do ano, uma nuvem cobriu a cidade de Santos (SP) em menos de 15 minutos (assista abaixo). Na ocasião, o g1 entrevistou especialistas e eles explicaram que o fenômeno é perigoso porque costuma vir acompanhado de raios, rajadas de ventos e chuvas muito fortes.
Nuvem 'perigosa' cobre a cidade de Santos, SP, em menos de 15 minutos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos