
Vocação, disciplina, rotina de estudos e, acima de tudo, preparo emocional. Esses são alguns dos alicerces que mantêm estudantes universitários na sala de aula e diminuem taxas de evasão, ainda mais quando o curso demanda inteligência emocional para administrar conflitos e até situações limite, como o óbito – a exemplo da área da Medicina.
Na faculdade Afya Itabuna, os estudantes recebem acolhimento psicológico contínuo, dispõem de profissionais da área para escuta ativa e também têm acesso a métodos de inclusão, quando percebidas déficits no aprendizado, relacionado a transtornos de aprendizagem, neurodivergentes e emocionais.
Em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado nesta quarta-feira (27), a atuação desses profissionais ganha destaque nas práticas de apoio aos alunos de medicina. Na Afya Itabuna, esse trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Experiência Discente (NED). Considerando os desafios enfrentados no início da formação médica, a instituição promove ações voltadas ao acolhimento e ao suporte emocional dos estudantes, com acompanhamento psicológico como parte do processo de adaptação às rotinas acadêmicas e profissionais.