Dois balões irregulares são apreendidos em menos de 24h em Rio das Ostras
Agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) apreenderam, neste domingo (17), um balão irregular de aproximadamente dez metros no bairro Contorno, em Rio das Ostras (RJ). O artefato ainda estava incandescente no momento da apreensão e precisou ser apagado com o auxílio de moradores da região.
Esta foi a segunda ocorrência registrada em menos de 24 horas. Ninguém foi preso. No mesmo dia, uma outra apreensão de balão foi realizada pela Guarda Civil Municipal, desta vez no Centro da cidade.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Soltar balões é crime ambiental e representa uma ameaça à segurança pública. Além do risco de provocar incêndios, os balões podem atingir redes elétricas, áreas de mata e até aeronaves em voo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), foram registradas 119 ocorrências envolvendo balões em 2025, sendo 57 apenas na capital.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também contabilizou cinco registros de balões que colocaram aeronaves em risco no estado.
O CBMERJ reforça que a prática é ilegal e orienta que denúncias sejam feitas pelo Disque-Denúncia, no número (21) 2253-1177, ou pelo aplicativo “Denúncia Já”.
Dois balões, um deles com cerca de 10 metros, foram apreendidos em Rio das Ostras em menos de 24h
Guarda Civil Municipal
Um dos balões apreendidos em Rio das Ostras tinha cerca de dez metros
Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras