G1

'Eletrosolidário': Projeto transforma lixo eletrônico em doações para famílias em situação de vulnerabilidade em Juiz de Fora


Materiais arrecadados são convertidos em recursos para crianças, adolescentes e idosos. Veja como participar. Iniciativa transforma lixo eletrônico em doações para famílias em situação de vulnerabilidade em Juiz de Fora

Jamille Fernanda/Arquivo Pessoal

Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, um projeto incentiva o descarte correto de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e converte os materiais arrecadados em recursos para crianças, adolescentes e idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social em Juiz de Fora.

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

🔍O Brasil gera cerca de 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e ocupa a quinta posição entre os maiores produtores mundiais, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, somente cerca de 3% é reciclado.

Realizado pela Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Indústria Fox, o “Eletrosolidário” converte cada quilo de material reciclado em um real, valor destinado às ações dos projetos e serviços da LBV, que atende atualmente 100 crianças e adolescentes, além de 40 idosos.

“A expectativa é muito boa. Esperamos que, com essa campanha, a LBV possa receber mais de uma tonelada de material e, assim, revertê-lo em doação. A instituição recebe da Indústria Fox o valor da reciclagem referente ao peso dos materiais. Toda a renda obtida com a reciclagem é revertida para a manutenção do trabalho solidário da LBV, garantindo a alimentação, os materiais pedagógicos e todo o apoio para as crianças, idosos e famílias atendidas”, diz a gestora social da LBV, Jamille Fernanda.

Em Juiz de Fora, a LBV mantém o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” e o atendimento inclui atividades socioeducativas, almoço, café da manhã, lanche, uniforme, kit de material pedagógico e kit de higiene bucal.

Caixa para depositar o lixo eletrônico fica no Bairro Santo Antônio, em Juiz de Fora

Jamille Fernanda/Arquivo Pessoal

LEIA TAMBÉM:

UFJF ganha ponto de coleta de equipamentos eletrônicos; confira o que pode ser descartado

Juiz de Fora ganha mais dois ecopontos para descarte consciente de resíduos

Como participar?

Para participar da ação, basta depositar voluntariamente os eletroeletrônicos e eletrodomésticos que não são mais utilizados ou que iriam para o lixo na caixa coletora instalada na unidade da LBV, localizada na Rua Francisco Fontainha, número 83, no Bairro Santo Antônio.

O que depositar?

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos de uso doméstico que precisam de energia para funcionar.

Exemplos: Micro-ondas, forno, fogão, máquina de lavar, geladeira, televisão, rádio, home theater, DVD player, celular, notebook, impressora, scanner, liquidificador, batedeira, sanduicheira, torradeira, mixer, barbeador elétrico, panela elétrica, fritadeira, rádio-relógio, brinquedos eletrônicos, tablet, monitor e videocassete.

O que não depositar?

Pilhas, baterias e lâmpadas.

ASSISTA TAMBÉM: 5% do lixo eletrônico é reciclado em Juiz de Fora

5% do lixo eletrônico é reciclado em Juiz de Fora

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.