G1

Encontro debate políticas públicas para a população negra em Jundiaí


Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), acontece o II COMUPIR (Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial), evento vai debater políticas públicas voltadas à superação das desigualdades raciais e à valorização da diversidade étnico-cultural. Jundiaí (SP) recebe o II COMUPIR (Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial) entre sexta e sábado

Divulgação

Jundiaí (SP) vai promover, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de debater políticas públicas voltadas à superação das desigualdades raciais e à valorização da diversidade étnico cultural. As inscrições já estão encerradas.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

A ação é promovida pela Prefeitura de Jundiaí, sociedade civil e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que integra uma mobilização nacional orientada pelo Ministério da Igualdade Racial, ocorrendo a cada quatro anos em todo o Brasil.

Neste ano, a conferência será realizada no Espaço Expressa (Av. União dos Ferroviários, 1760 – Pte. de Campinas), e contará com uma programação dividida em dois momentos:

Etapa Municipal: sexta-feira (16), das 18h30 às 21h30 e sábado (17), das 8h às 18;

Etapa Regional: dias 30 de maio, das 18h30 às 21h30 e 31 de maio, das 8h às 18h.

Durante a conferência, representantes de organizações também poderão apresentar propostas locais para a promoção da igualdade racial.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Andréa Pereira, o encontro será aberto ao público e contará com participação da sociedade civil.

“A realização parte de toda a sociedade civil, do Conselho e do Poder Público, para a criação de novas políticas de combate ao racismo, formações antirracistas, ações contra a intolerância religiosa e tudo aquilo que impacta diretamente o desenvolvimento das comunidades negra, parda e quilombola”, explicou.

Sobre os eixos que serão discutidos nos debates, Andréa lembra que o objetivo é promover reflexões sobre áreas fundamentais como educação, segurança pública e, especialmente, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. “Essas questões serão discutidas a partir de três eixos centrais: democracia, justiça racial e reparação. É com base nesses eixos que vamos conduzir as escutas e os diálogos”, afirmou.

Kelsilene França Ribeiro, assessora de Direitos Humanos, também comentou sobre a importância do evento. Para ela, a conferência reforça o compromisso do município com a inclusão e o respeito à diversidade.

“A conferência é um instrumento essencial para ouvir a população, valorizar a história da comunidade negra e construir políticas públicas que promovam equidade. Estamos trabalhando por uma Jundiaí cada vez mais plural, onde todos tenham oportunidades e voz”, afirmou.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.