G1

Equipes instalam comedouros e bebedouros para animais afetados por incêndio na Flona de Ipanema


Equipes instalam comedouros e bebedouros para animais afetados por incêndio na Flona de Ipanema

ICMBio/Divulgação

Uma força-tarefa trabalha para instalar comedouros e bebedouros para os animais afetados pelo incêndio na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Araçoiaba da Serra (SP). O fogo começou na sexta-feira (19) e o combate às chamas continua neste domingo (21).

Diversas equipes estão mobilizadas para tentar extinguir o incêndio. Entre elas, estão brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, voluntários, entre outros. Também há o apoio de helicópteros e caminhões pipa.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Equipes estão utilizando itens como comedouro e bebedouro aos animais afetados

Paulo Yamaguchi/Arquivo pessoal

A Flona é uma das áreas de maior biodiversidade do país. Paulo Yamaguchi, que coordena a fiscalização ambiental da prefeitura e foi designado para gerir o combate, conta que encontrou animais mortos e carbonizados pelo fogo.

"Nós começamos as buscas por animais feridos na manhã deste sábado (20). Conseguimos resgatar alguns répteis e, infelizmente, encontramos outros carbonizados. Alguns bichos nós conseguimos soltar já de imediato por estarem bem, mas estavam perdidos entre as cinzas", explica.

Segundo o profissional, os animais feridos que precisam de atendimento médico estão sendo levados ao hospital veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso). Veja abaixo como ajudar.

Equipes trabalham para combater incêndio na Flona de Ipanema

Vinicius Fonseca/Arquivo Pessoal

Ações em andamento

Segundo o ICMBio, diversas ações estão em andamento para que as chamas sejam controladas o quanto antes. Um dos pontos de atenção crítica fica em áreas próximas ao Sítio Histórico, Vila São João de Ipanema e área central da UC,

As equipes trabalham para evitar que o fogo atinja áreas sensíveis, patrimônio histórico e casas de moradores. Além disso, a área é monitorada por drones e satélites.

O ICMBio alerta para que os moradores evitem acessar trilhas e áreas próximas à floresta e, em caso de fumaça intensa, mantenham portas e janelas fechadas.

Incêndio atingiu parte da Floresta Nacional de Ipanema na sexta-feira (19)

Vinícius Fonseca

Como ajudar a fauna

Diante da perda de recursos naturais para os animais, as equipes da Flona iniciaram uma campanha de arrecadação de alimentos. Veja como contribuir:

O que doar: Frutas, verduras e ovos, que são alimentos que os animais consomem na natureza.

Onde levar: A entrega pode ser feita diretamente na portaria da Floresta Nacional de Ipanema.

Outros itens: Brigadistas também aceitam materiais que possam ser usados como bebedouros ou comedouros, como galões de água.

"Nós temos experiência científica e estivemos na Flona inúmeras vezes, então, é um local que conhecemos bem e sabemos o que precisa. Nós vamos fazer o que for possível para resgatar tudo o que der", diz o biólogo.

Equipes estão atuando no combate ao incêndio

Bruno Bizan/TV TEM

Além disso, também podem ser doados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para combate a incêndios, entre eles:

Óculos de proteção;

Perneiras;

Luvas de couro;

Lanterna de cabeça;

Balaclava de fibra meta aramida ou bandanas 100% algodão;

Cantil para água;

Coturnos e meias;

Pilhas para as lanternas (AAA) .

Causa do incêndio é investigada

O coordenador do centro especializado em manejo de fogo do ICMBio, João Morita, explica que o incêndio começou em uma região central da Flona e se alastrou com facilidade por atingir áreas de mata preservada e de manejo delicado. O instituto apura se o fogo tem relação com um carro que pegou fogo na mesma região e data.

"Nós não descartamos nenhuma possibilidade. O trabalho, agora, é para extinguir as chamas. A avaliação dos fatos ficará para depois", diz Morita.

Incêndio atingiu parte da Floresta Nacional de Ipanema na sexta-feira (19)

Reprodução

Segundo o piloto de um dos helicópteros, Thiago Grosso, o calor e o aumento da velocidade do vento têm dificultado o combate. "O fogo está bem intenso, mas a proximidade do local de captação da água tem sido um fator positivo. Não dá para saber o tamanho da área atingida ainda, mas o fogo está se alastrando", detalha.

De acordo com João, o fogo atingiu parte das áreas da floresta abertas para visitação. Nela, existem espécies de manejo delicado e, por isso, o incêndio acabou se alastrando com mais facilidade do que o comum.

"Ela é uma unidade de conservação federal muito bem preservada. A Flona abriga inúmeras espécies da fauna e a flora. Existe uma equipe de resposta e voltada à tarefa de monitoramento e resgate dos animais. Existem profissionais das áreas biológicas e veterinárias treinadas para ajudar no combate", detalha.

Incêndio atingiu parte da Floresta Nacional de Ipanema na sexta-feira (19)

Vinícius Fonseca

Segundo o piloto de um dos helicópteros, Thiago Grosso, o fogo segue se intensificando devido às altas temperaturas. O aumento da velocidade do vento, que ajuda a propagar as chamas, também tem contribuído para a dificuldade em combater o incêndio.

"O fogo está bem intenso, mas a proximidade do local de captação da água tem sido um fator positivo. Não dá para saber o tamanho da área atingida ainda, mas o fogo está se alastrando por conta do calor e do vento, que estão aumentando. Estamos empenhados", detalha.

Incêndio atinge a Floresta Nacional de Ipanema e mobiliza bombeiros em Iperó

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.