Atualmente, são 1,1 mil pacientes na fila. Segundo governo estadual, meta até setembro é realizar 696 cirurgias a mais do que 2024, especialmente as de joelho e quadril. Hospital Regional de Piracicaba
Divulgação/HRP
A espera por cirurgias ortopédicas na rede pública de saúde de Piracicaba (SP) chega a dois anos. Atualmente, são 1.195 pacientes na fila e a aposta para acabar com esse gargalo é a ampliação da estrutura de atendimento do Hospital Regional de Piracicaba (HRP) que, segundo o governo estadual, teve início neste mês.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
As informações sobre a fila de espera foram enviadas à Câmara pelo secretário de Saúde e vice-prefeito, Sergio José Dias Pacheco Júnior, em resposta a um requerimento, no último dia 22.
Segundo os dados, 480 pacientes esperam agendamento do procedimento há seis meses, 589 aguardam há um ano e 126, há dois anos.
No documento, o secretário informa que as principais causas de demora se devem à necessidade de realização de exames complementares e às cirurgias de urgência e emergência, que são priorizadas.
Ele garantiu que a rede possui médicos ortopedistas suficientes e detalhou que a contratação de profissionais e serviços ocorre por meio de parcerias como, por exemplo, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Piracicaba (Cismetro).
Sobre os planos para ampliação da capacidade cirúrgica, a pasta informou que a Secretaria de Estado de Saúde está "atuando para realizar a requalificação no escopo do Hospital Regional para cirurgias ortopédicas, o que agilizaria a realização dos procedimentos". E que há parceria com hospitais da região, através do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado.
Leitos no Hospital Regional de Piracicaba
Divulgação/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Entenda a ampliação no Hospital Regional
Em nota ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Hospital Regional de Piracicaba integra o Programa Estadual para Ampliação de Procedimentos Ortopédicos, com o objetivo de aumentar o número de cirurgias, especialmente as de joelho e quadril.
"Os procedimentos adicionais tiveram início neste mês, com a meta de realizar 696 cirurgias a mais entre abril e setembro deste ano, o que representa um crescimento estimado de 30% em relação à produção ortopédica registrada em 2024. Além dessas cirurgias, o hospital mantém sua rotina assistencial nas demais áreas da especialidade, como ombro, mão e pé", acrescentou.
Segundo a pasta, o governo estadual reforçou o investimento na área com o reajuste da Tabela SUS Paulista, priorizando procedimentos com alta demanda, como os ortopédicos.
Ainda de acordo com a secretaria, na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba, foram investidos R$ 35.339.615,57, desde 2024, beneficiando 32 instituições de saúde. Desse total, R$ 13.914.219,73 foram destinados a 10 unidades localizadas em Piracicaba.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba