Personagem de "Suindara" transita entre o real e o mítico
Ângelo Barbosa
Começa nesta quinta-feira (21) a terceira edição do Festival Solos do Pará, que segue até 26 de agosto movimentando a cena cultural de Santarém com seis espetáculos teatrais e atividades formativas gratuitas. A abertura será às 20h, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, na Unidade Rondon da Ufopa, com o solo “Suindara”, da atriz amapaense Lorrane Costa, da Cia Trecos In Mundos. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Cia Trecos in Mundos é uma companhia de artes integradas, criada em 2017, que realiza experimentações cênicas inter-relacionando arte, discurso e memória. O grupo nasceu de encontros para pesquisas em circo e teatro, incorporando novos artistas e diferentes linguagens, e segue abrindo espaços para descobertas poéticas e inovação estética.
Inspirado na encantaria e nas crenças populares amazônicas, “Suindara” apresenta uma personagem que transita entre o real e o mítico, trazendo à cena a força simbólica da Matinta Pereira. “Este trabalho nasce de uma pesquisa sobre o feminino amazônico e sobre as mulheres que, como a Suindara, carregam em si marcas de luta e resistência”, afirmou Lorrane Costa.
Para o coordenador-geral do festival, Elder Aguiar, a escolha do Amapá para abrir a programação reforça a integração cultural da Amazônia.
“Desde a primeira edição buscamos valorizar a produção regional e criar pontes entre artistas de diferentes estados. Trazer a Suindara é um convite ao público para mergulhar nas histórias, nos saberes e nas poéticas da floresta”, destacou.
Na sexta-feira (22), o evento segue com “O Sarau do Feupuudo”, do ator e diretor Marcos Efraim (AM). A montagem é interativa: o público se torna protagonista ao lado do palhaço Feupuudo, vivenciando momentos de lirismo, humor e sensibilidade. Produção e operação de som: Léo Alfaia.
Além de solos no palco, festival contará com oficina de montagem de espetáculos solo
Divulgação
Durante todo o festival, das 14h às 18h, acontece a oficina gratuita “Montagem de Solos Teatrais”, conduzida pela professora Dra. Andréa Flores, do Coletivo Xoxós de Belém, oferecendo aprendizado e experimentação para artistas e interessados no universo do teatro solo.
Todas as apresentações começam às 20h e têm ingresso gratuito, distribuído uma hora antes de cada sessão. Toda a programação conta com acessibilidade em Libras, posterior audiodescrição e transmissão ao vivo pelo canal do Grupo Olho D’Água no YouTube.
O Festival Solos do Pará é realizado pela Associação Artístico Cultural Olho D’Água, com patrocínio do Banpará e Banco da Amazônia, e apoio da UFOPA, Secretaria Municipal de Cultura de Santarém e Grupo de Teatro Iurupari.
Programação do III Festival Solos do Pará
21/08 – Quinta-feira – 20h: Suindara – Cia Trecos in Mundos (AP) – 14 anos – 40 min
22/08 – Sexta-feira – 20h: O Sarau do Feupuudo – Feupuudo Produções (AM) – Livre – 50 min
23/08 – Sábado – 20h: Exagero Total – Grupo FACES (PA) – 12 anos – 50 min
24/08 – Domingo – 20h: Rala, Palhaço! – Coletiva Xoxós (PA) – 12 anos – 40 min
25/08 – Segunda-feira – 20h: Acontece – Flor de Jambu Produções (PA) – 16 anos – 60 min
26/08 – Terça-feira – 20h: Curupirá – Coletiva Xoxós (PA) – 16 anos – 50 min (Encerramento)
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região