G1

Estudantes empreendedores da Amazônia mobilizam apoio para representar o Brasil em competição mundial


Belém recebe Evento Nacional Enactus Brasil 2025 com programação na UFPA e Hangar

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará (UFPA) se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial 2025 da rede Enactus, que será realizado de 25 a 28 de setembro, em Bangkok, na Tailândia.

➡️ Presente em 33 países, a rede Enactus é uma organização que engaja universitários em projetos de empreendedorismo social ao conectar comunidades a grandes empresas, estudantes e professores.

A equipe da UFPA foi a grande campeã do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), ocorrido em julho, e busca apoio para viabilizar a participação no campeonato mundial.

A mobilização faz parte dos preparativos para levar ao cenário internacional os negócios de impacto social criados pelos jovens amazônidas. Entre os projetos estão o Aruanas, que atua com bioeconomia e compra justa de agricultores familiares de Vigia, e o Biolume, que leva energia elétrica de qualidade a comunidades que não têm acesso adequado ao serviço.

O grupo reforçou que qualquer contribuição é bem-vinda para a "Missão Tailândia". “Cada apoio nos aproxima do mundo e da chance de mostrar que da Amazônia também nascem as soluções do futuro”, disse a equipe, que divulga nas redes sociais o dia a dia e as formas que as pessoas podem contribuir na ida dos estudante ao Campeonato Mundial.

📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp

A vitória no ENEB marcou os 10 anos de atuação do grupo na Amazônia e a primeira vez que o título é conquistado na região Norte, onde o evento ocorreu neste ano, o que reforçou o protagonismo amazônico nos debates sobre desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.

Estudantes da Enactus UFPA venderam o campeonato nacional.

Divulgação

O ENEB reuniu estudantes, professores, empreendedores sociais e lideranças de todo o país em palestras, rodas de conversa e competições.

“Essa conquista demonstra a consistência do trabalho que a gente tem feito há 10 anos. Agora vamos para Bangkok, fazer bonito mais uma vez”, afirmou o professor conselheiro José Augusto Lacerda.

Além do título por equipe, a estudante Evelyn foi eleita a universitária do ano, reconhecimento que também garante sua presença na Tailândia para representar a rede Enactus Brasil. “Cada passo foi guiado pela vontade de fazer diferente, cocriar soluções com as comunidades e construir um legado coletivo”, destacou.

Comunidade recebeu postes do Biolume, da Enactus UFPA.

Divulgação

Estudantes engajados no projeto Aruanas, da Enactus UFPA.

Divulgação

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.