Mais de duas mil ocorrências de desaparecimentos foram registradas na Bahia no primeiro semestre de 2025 pela Policia Civil. A média registrada no período é de aproximadamente 11 pessoas desaparecidas por dia.
Começou na terça-feira (5), a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, com o objetivo de ampliar o Banco de Perfis Genéticos e possibilitar o confronto com amostras de corpos não identificados, ossadas ou pessoas internadas, mas sem memória.
Na Bahia, a mobilização acontece até o dia 8 de agosto. Neste período, os familiares poderão registrar o boletim de ocorrência, realizar a entrevista e coletar o material biológico no mesmo lugar, na sede do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, na Av. Centenário. A Polícia Civil instalou uma unidade móvel nas instalações do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para garantir a celeridade e comodidade dos familiares.
🎧 PODCAST: ouça mais episódios do Eu Te Explico
Perito criminal Luis Rogério Machado no podcast Eu Te Explico, do g1 Bahia
Reprodução/TV Bahia
O episódio 145 do podcast Eu Te Explico fala sobre a mobilização, traz dados de desaparecidos na Bahia e explica como funciona a coleta de material e o Banco de Perfis Genéticos.
Para tratar sobre o tema, o apresentador Fernando Sodake conversou com a delegada titular da Delegacia de Proteção à Pessoa da Polícia Civil da Bahia Ana Cristina de Carvalho; e com Luis Rogério Machado, coordenador de genética forense do Laboratório Central de Polícia Técnica da Bahia.
Registro de desaparecidos
Fernando Sodake conversou com a delegada titular da Delegacia de Proteção à Pessoa da Polícia Civil da Bahia Ana Cristina de Carvalho
Reprodução/TV Bahia
Para registrar o desaparecimento de alguém, a primeira ação é ir à delegacia de polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas para fazer o registro, e todas as delegacias podem realizar o procedimento.
Se você tiver informações sobre alguém que está desaparecido, deve entrar em contato com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) através dos canais:
WhatsApp (71) 99631-6538
O perfil @desaparecidospcba nas redes sociais
No site: desaparecidos.policiacivil.ba.gov.br
Disque Denúncia 181
Telefone: (71) 3116-0124
Email: dpp.desaparecidos@pcivil.ba.gov.br
Banco de Perfis Genéticos da Bahia
O Banco da Bahia conta com 720 amostras, entre desaparecidos e familiares. A ferramenta já colaborou para 12 confirmações de identificação.
No estado, 32 unidades da Polícia Técnica (CRPT) no interior também participam da campanha e podem ser procuradas por familiares para a colega de material genético. Confira a lista abaixo:
Feira de Santana
Alagoinhas
Santo Antônio de Jesus
Santo Amaro
Serrinha
Irecê
Jacobina
Itaberaba
Camaçari
Itabuna
Ilhéus
Valença
Porto Seguro
Teixeira de Freitas
Barreiras
Santa Maria da Vitória
Luís Eduardo Magalhães
Bom Jesus da Lapa
Juazeiro
Euclides da Cunha
Senhor do Bonfim
Paulo Afonso
Jequié
Itapetinga
Guanambi
Brumado
Vitória da Conquista
Vera Cruz
Seabra
Eunápolis
Itamaraju
Barra
🎧 Ouça também...
Cuidados paliativos - o que são e qual a importância para pacientes, familiares e amigos?
Mounjaro - indicações, benefícios e perigos da medicação para perda de peso
Transtornos alimentares - quais são os prejuízos físicos e psíquicos e como tratar
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Siga o Eu te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🎧 Veja trechos do episódio #145 do Eu Te Explico
Perito criminal explica como funciona coleta de material genético
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico