G1

Evento sobre agroalimentos conta com pesquisadores chilenos, na Ueap; veja como se inscrever


Programação acontece a partir das 9h desta terça-feira (13), no auditório da Universidade do Estado do Amapá, em Macapá. Evento sobre agroalimentos acontece nesta terça-feira (13) na Ueap

Luan Rodrigues/GEA

Um evento sobre agroalimentos é realizado pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) nesta terça-feira (13) às 9h, com a presença de pesquisadores do Chile, e leva o tema: 'Agroalimentos ancestrais: saberes e sabores da América do Sul'.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp

O evento, que é aberto ao público, acontece no auditório central da Ueap, no centro de Macapá. As inscrições abertas e podem ser feitas via internet.

Inscreva-se aqui

A iniciativa busca criar uma rede de pesquisa com foco no desenvolvimento de métodos de extração ambientalmente corretos, para obter compostos antioxidantes presentes em frutas típicas de cada região.

A programação vai contar com palestras e mesas de inovação, para aproximar estudantes, pesquisadores e profissionais da área, trocando conhecimentos sobre a diversidade alimentar sul-americana.

O encontro tem o objetivo de pesquisar compostos antioxidades que estão presentes em alimentos ancestrais, como a maçã Limona Valdiviana da região de Los Ríos, no Chile, analisando como eles se adaptam em condições climáticas diversas.

Pesquisadores Chilenos participam de evento na Ueap

Divulgação/Ueap

É analisado também que o consumo do referido alimento ajuda a reduzir o estresse oxidativo - que afeta diversos sistemas do corpo, além de combater doenças crônicas e envelhecimento celular das pessoas.

“Essa cooperação entre instituições do Sul Global fortalece a adaptação de metodologias às realidades locais, amplia a rede e visibilidade internacional da Ueap, capacita mutuamente as equipes e contribui para reduzir desigualdades científicas em regiões periféricas”, disse o professor Gabriel Araújo, pesquisador responsável pelo projeto no Brasil.

Com a colaboração de pesquisadores brasileiros e chilenos, o projeto pretende estudar também os antioxidantes presentes no açaí e outros frutos amazônicos.

A palestra é uma etapa do projeto que visa promover a colaboração entre universidades do Chile e do Brasil. Com a realização de atividades de capacitação e workshops bilaterais para intercambiar conhecimentos e técnicas, com o intuito de publicar um artigo científico conjunto no futuro.

Ueap desenvolve alternativa sustentável para combustível

🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp

📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.