Relatório divulgado pela SEMA revelou concentrações acima do permitido da bactéria Escherichia coli em 7 das 41 dos rios e córregos analisados.
Sema
Um relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) nesta segunda- feira (22) revelou concentrações acima do permitido da bactéria Escherichia coli em 7 das 41 dos rios e córregos analisados. Esta bactéria pode causar infecções e outros sintomas ligados ao sistema gastrointestinal.
A análise realizada entre 30 de junho e 4 de setembro verificou os municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Barra do Bugres, Jaciara, Barra do Garças, Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colider, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo.
Segundo o relatório, as praias consideradas impróprias são:
Comunidade de São Gonçalo, em Cuiabá;
Bonsucesso, em Várzea Grande;
Cachoeirinha, em Chapada dos Guimarães;
Vereda e Santo Antônio do Leverger;
Estação Astyanax Xavante, em Barra do Garças;
Rio Paraguai, em Barra do Bugres.
A análise é realizada ao longo de cinco semanas consecutivas passando semanalmente pelo processo de coleta da água nos locais utilizados pelos banhistas para lazer. As amostras são enviadas para análise microbiológica e medição do pH em Cuiabá. No final é emitido o relatório indicando se a praia está própria ou imprópria para banho.
A recomendação da SEMA é evitar o banho depois da ocorrência de chuvas de maior intensidade, evitar ingestão de água destes locais sem o devido tratamento e redobrar a atenção com crianças e idosos.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça
Apesar disso, o relatório demonstrou que 34 dos 41 pontos analisados foram consideradas próprias para banho, totalizando uma porcentagem positiva de 83% de favorabilidade das condições dos locais.
Foram considerados próprios para banho:
Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro, Comunidade São Gonçalo e Salgadeira;
Várzea Grande: Passagem da Conceição;
Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso;
Barra do Garças e Pontal do Araguaia: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, do Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra;
Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado;
Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara);
Nova Marilândia: Praia dos Cachorros
Nortelândia: Rota do Sola
Diamantino: Areial, Frei Manoel, Ribeirão Vermelho;
Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;
Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;
Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;
Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze
Vale destacar que o Rio Estivado localizado na cidade de Nobres que conseguiu reverter o resultado do relatório divulgado em agosto de 2024, que havia considerado o local como impróprio para banho.
Além disso, todos os rios e córregos analisados foram considerados próprios nas cidades de Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colider, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, todas as coletas analisadas foram classificadas como próprias para banho. Em Cuiabá, oito dos nove pontos analisados foram considerados próprios para banho.