G1

Foragido da Justiça por homicídio é preso em BH por meio do sistema de reconhecimento facial


Homem de 29 anos foi detido na Praça 7 durante desfile de bloco de Carnaval. Praça Sete lotada neste sábado de carnaval

Reprodução / TV Globo

Um foragido da Justiça por homicídio foi preso neste sábado (1), por meio do sistema de reconhecimento facial.

Segundo o tenente Bruno Tayranni, da Polícia Militar (PM), o homem, de 29 anos, estava nas imediações da Praça 7, no centro de Belo Horizonte, durante o desfile de um bloco de Carnaval.

A iniciativa do Governo de Minas Gerais é identificar foragidos da Justiça durante o Carnaval da capital. Câmeras que captam imagens 360º e drones que emitem comando por som também estão sendo utilizados.

Carnaval de BH terá sistema de reconhecimento facial e drones 'falantes' para identificar foragidos

"Ele estava cumprindo pena, mas conseguiu fugir. Constatamos que ainda faltam 4 anos para cumprir a pena total", explicou o tenente Tayranni.

Desde que iniciaram os testes do sistema, antes do Carnaval, mais de 100 pessoas que têm mandado de prisão em aberto foram identificadas, disse o vice-governador, Mateus Simões (Novo).

“Durante uma semana de teste, 116 pessoas já foram capturadas, identificadas e presas. É um sistema com mais de 90% de assertividade”, revelou Simões.

Ainda segundo o vice-governador, após os testes no Carnaval, a tecnologia, que identifica rostos à distância e emite alerta após cruzar dados a partir de um software, deve ser utilizada em outros eventos com grandes aglomerações.

Vídeos mais assistidos do g1 Minas:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.