G1

Fortaleza de São José de Macapá marca história de casal do primeiro beijo ao altar


Fortaleza de São José de Macapá marca história de casal do primeiro beijo ao altar

O monumento histórico da Fortaleza de São José, em Macapá, foi palco de um casamento único: a união dos fotógrafos Débora Oliveira e Alexandre Alves, realizada ao nascer do sol, com vista para o rio. O local é parte da trajetória do casal, onde os dois deram o primeiro beijo, há mais de 11 anos.

“Foi na Fortaleza que tudo começou. E foi lá que decidimos eternizar nossa história”, disse a noiva Débora

Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça

A cerimônia que aconteceu no dia 12 de setembro reuniu 50 convidados entre familiares e padrinhos, foi o resultado de um sonho antigo e de uma logística complexa que envolveu planejamento, autorização especial e dedicação.

Os vídeos da data viralizaram nas redes sociais e surpreenderam os usuários pela beleza da paisagem e a escolha inusitada do local. Mas a noiva revelou ao g1, que por trás de toda a beleza, houve muita persuasão.

Casal consagrou a união na Fortaleza de São José de Macapá

Divulgação/Equipe Alexandre Alves Fotografia

Casamento aconteceu ao nascer do sol na Fortaleza de São José de Macapá

Divulgação/Equipe Alexandre Alves Fotografia

💭 O nascimento do sonho

O desejo de casar ao amanhecer surgiu durante os ensaios fotográficos que o casal realizava no local. Encantados com o nascer do sol sobre as águas, eles decidiram transformar o cenário em parte da própria história.

“Era uma obra de Deus. Queríamos que esse momento tivesse um significado de força, resiliência e fé e o lugar já era parte da nossa história”, contou Débora.

No entanto, devido ao lugar ser um patrimônio tombado sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para usar o espaço, o casal buscou autorização formal.

“A gente sabia que não podia simplesmente chegar e montar tudo. Fomos pessoalmente, pedimos com antecedência, entregamos croqui, seguimos todas as regras. Foi um processo sério e respeitoso com lugar que a gente admira tanto”, explicou Débora.

Casamento aconteceu ao nascer no sol na Fortaleza de São José de Macapá

Divulgação/Equipe Alexandre Alves Fotografia

Logística de madrugada e bastidores intensos

A preparação começou às 2h da manhã. Débora iniciou a maquiagem enquanto a equipe de decoração montava o cenário. Alexandre se arrumou logo depois.

“Foi tudo cronometrado. Eu tinha 50 minutos para estar pronta no local, ou perderia o nascer do sol”, relembra Débora.

O vestido foi ajustado na hora pelo estilista. A chegada à Fortaleza seria em um carro antigo, mas o veículo atrasou, gerando tensão.

“Fiquei desesperada. Liguei para minha cerimonialista, e ela resolveu tudo rapidamente. Quando vi o carro entrando parecia uma cena de filme, foi um grande alívio", contou.

Casamento aconteceu ao nascer no sol na Fortaleza de São José de Macapá

Divulgação/Equipe Alexandre Alves Fotografia

Mas até o final feliz, a jornada até o casamento foi marcada por desafios. Débora contou que pensou em cancelar a cerimônia.

“Passamos por perdas, dúvidas e dificuldades financeiras. Na virada do ano, pensamos em adiar tudo", contou.

Após inúmeras dificuldades, Débora contou que fez uma oração pedindo um sinal, e no mesmo dia encontrou a cerimonialista, que os encorajou.

A noiva contou ainda, que durante os preparativos, uma frase se tornou símbolo do evento: 'É o meu sonho', Débora repetia sempre que alguém perguntava sobre detalhes da cerimônia. A expressão se espalhou entre os bastidores e virou lema coletivo.

"Começou como meu sonho, depois virou do Alexandre, e logo de todos que nos ajudaram. Foi lindo ver o sorriso de cada pessoa que sonhou com a gente", disse.

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.