G1

Gaza, soberania e imigração: o que disseram Lula e Trump na ONU

'Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis', diz Lula na ONU

Em meio a uma escalada de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, Lula e Trump discursaram na abertura da 80º Assembleia geral da ONU nesta terça-feira (23).

Como de costume, o líder do Brasil foi o primeiro a falar no evento, seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representante do país anfitrião.

Lula endureceu o tom contra as sanções impostas pelos Estados Unidos, defendendo a soberania brasileira diante de pressões externas. O presidente também lamentou a ausência da delegação palestina presencialmente na reunião e afirmou que "nada justifica o genocídio em curso em Gaza".

O presidente também afirmou que ataques à independência do Judiciário são “inaceitáveis” e acusou a extrema-direita de colaborar com ingerências estrangeiras.

Já Donald Trump exaltou seu governo, pediu pelo resgate dos reféns em Gaza e disse que reconhecimento do Estado Palestino seria "recompensa para os terroristas do Hamas".

Trump ainda afirmou que os Estados Unidos vivem uma “era de ouro” sob sua gestão, disse que teve de encerrar guerras “por conta própria” e defendeu sua política anti-imigração, uma das marcas de seu mandato. Ele ainda acusou a ONU de apoiar "quem está tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos".

O que disse Lula

“Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia reconquistada há 40 anos pelo seu povo depois de duas décadas de governos ditatoriais.”

“Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. Agressão contra a independência do poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa das antigas hegemonias.”

“Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil.”

“Não há pacificação com impunidade.”

Trump diz na ONU que reconhecer Estado Palestino seria recompensa grande para o Hamas

O que disse Donald Trump

“Graças à minha gestão, os EUA estão na era de ouro. Somos o país mais ‘quente’ do mundo.”

“A ONU não está nem perto de todo seu potencial. Eu tive de encerrar sozinho sete guerras.”

"As Nações Unidas estão apoiando quem está tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos"

"ONU não está resolvendo problemas, mas criando"

(Sobre Gaza) “É hora de um cessar-fogo.”

Esta reportagem está em atualização

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.