Porta-voz diz que EUA usarão meios, inclusive militar, para defender liberdade de expressão
Em Washington, a porta-voz da Casa Branca foi indagada, nesta terça-feira (9), se o presidente Trump planejava sanções adicionais contra o Brasil no caso de uma condenação de Bolsonaro. A porta-voz disse que não tem nenhuma ação adicional para anunciar, mas afirmou que o presidente Donald Trump não teme usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão no mundo todo.
Horas depois, a ministra das relações institucionais, Gleisi Hoffmann, reagiu com uma postagem em rede social. Gleisi escreveu:
"Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia”.
Na noite esta terça-feira (9), o Itamaraty divulgou uma nota em que afirma que o governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia.
O julgamento na Primeira Turma do STF vai ser retomado na quarta-feira (10), às 9h, com o voto do ministro Luiz Fux. Na quinta-feira (11), estão previstos os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Se os réus forem condenados, os cinco ministros vão decidir na sexta-feira (12) quais serão as penas e a duração delas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do Republicanos, afirmou nesta terça-feira (9) que não há previsão de votar o projeto de anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Motta descartou também a indicação de relator para essa matéria.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso têm atuado por uma anistia ampla e irrestrita, que poderia beneficiar o próprio Bolsonaro.
À tarde, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil, declarou que vai apresentar um projeto alternativo. Esse texto não incluiria anistia a organizadores e a financiadores da tentativa de golpe.
LEIA TAMBÉM
Trump 'não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade de expressão', diz Casa Branca em resposta sobre Bolsonaro
Moraes vota para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe Estado
Trama golpista: Moraes vê crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Moraes vota por aplicação simultânea de crimes pela democracia e soma das penas; entenda o que significa
Trama golpista: Dino diz que não cabe anistia aos crimes julgados
Dino diz que Constituição tem que combater 'Cavalos de Tróia' que buscar corroer a democracia por dentro