Glocal Amazônia promove diversas oficinas
Divulgação
Além das atividades no Centro Histórico, a Glocal Amazônia 2025 vai ocupar diferentes territórios de Manaus com uma série de ações externas que fortalecem a conexão entre sustentabilidade, cultura e comunidade. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, cinema, feiras e apresentações artísticas abertas ao público
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O evento é gratuito e acontece em diferentes pontos do Centro de Manaus como Palácio da Justiça, Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião. Estarão reunidas autoridades, especialistas, artistas e lideranças do setor empresarial, propondo reflexões e soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Oficinas comunitárias
Na sexta-feira (29), o Projeto Rip Art, às margens do Igarapé do Gigante, no bairro Redenção, recebe a Oficina de Material Reciclável e PET voltada para mulheres e mães solos. A iniciativa estimula a geração de renda e a consciência ambiental, transformando resíduos como plástico, vidro e óleo de cozinha em artesanato e sabão, além de valorizar o protagonismo feminino.
No sábado (30), crianças participam da oficina “Olhares do Guetto”, que usa a fotografia como ferramenta de expressão. Após aprenderem noções básicas da técnica, os participantes saem pelas ruas para registrar cenas do cotidiano e, em seguida, montam uma exposição aberta à comunidade.
Cinema e consciência socioambiental
Ainda no sábado (30), o Cine Palafita – Infâncias Ribeirinhas e o Racismo Ambiental chega à comunidade de Educandos. A iniciativa promove exibições de filmes socioambientais, oficinas de arte e rodas de conversa sobre os impactos das desigualdades ambientais na vida de crianças ribeirinhas urbanas.
Cultura no Largo de São Sebastião
O coração cultural de Manaus também será palco de diversas atrações. Entre os dias 29 e 31 de agosto, o Largo de São Sebastião recebe os Jogos Amazônicos Sustentáveis, a Feira Glocal, pintura corporal indígena, tour guiado pelo patrimônio histórico, batalhas de poesia e de rima.
À noite, o Palco Fest será tomado por shows musicais e apresentações folclóricas. Na sexta (29), o cantor Uendel Pinheiro abre a programação, seguido do Boi Caprichoso com itens oficiais. No sábado (30), o destaque é o Rap Amazônia 2.0, encerrando com a apresentação do Boi Garantido.
Integração entre comunidade e cultura
Com atividades que vão do artesanato ao hip hop, passando por cinema, tradições indígenas e folclóricas, a Glocal Amazônia 2025 reafirma seu papel de unir sustentabilidade, diversidade cultural e inclusão social, aproximando o evento da vida cotidiana das comunidades de Manaus.
➡️ Glocal Amazônia 2025 traz programação gratuita a partir de quinta-feira (28); veja a programação
Materiais de artistas usados na Glocal Amazônia
Divulgação
Cerimônia de abertura da Glocal Amazônia 2024 destaca sustentabilidade e inovação