G1

Governador em exercício nomeia novas secretárias do trabalho e povos originários; veja quem são


Ana Carina Mendes Souto e Narubia Silva Werreria Karajá

Setur/Ascom Maranhão/Divulgação

O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) nomeou Ana Carina Mendes Souto como Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e Narubia Silva Werreria Karajá como Secretária dos Povos Originários e Tradicionais. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 19 de setembro de 2025.

Conforme o documento, o secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, passa a responder interinamente pela Secretaria de Meio Ambiente. Já a secretária do Trabalho, Ana Carina, responderá interinamente pela Secretaria do Turismo.

LEIA TAMBÉM

Governador em exercício nomeia dois novos secretários; veja nomes

Governador em exercício anuncia nomes de três novos secretários

Quem são os novos secretários?

Narubia Werreria ocupa o cargo de secretária dos Povos Originários pela segunda vez. A indígena foi nomeada em fevereiro de 2023, pelo governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos), e exonerada em junho de 2024. Até então, a secretaria estava sob a responsabilidade de Paulo Waikarñase Xerente.

Ana Carina Mendes foi diretora-geral do Tribunal de Justiça do Tocantins durante a gestão do biênio 2023/2025. Ela tem mais de 20 anos de experiência na administração pública e já exerceu cargos no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Defensoria Pública, e Universidade Estadual do Tocantins.

Ronaldo Dimas ocupou o cargo de secretário de Planejamento no dia 16 de setembro de 2025. Anteriormente ele era secretário de Planejamento Urbano de Palmas, nomeado em janeiro de 2025. Ao longo de sua trajetória, Dimas ocupou os cargos de deputado federal, prefeito de Araguaína por dois mandatos e secretário das cidades do governador José Wilson Siqueira Campos.

Mudanças após afastamento de Wanderlei Barbosa

Após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa, no dia 3 de setembro de 2025, Laurez exonerou todos do primeiro escalão. Desde então o governador em exercício tem nomeado os novos secretários.

Wanderlei Barbosa é investigado na segunda fase da Operação Fames-19, por suspeita de envolvimento em suposto esquema que tinha como objetivo comprar cestas básicas e desviar recursos durante a pandemia de Covid-19. Ele e a primeira-dama Karynne Sotero foram afastados pelo prazo de 180 dias.

VEJA TAMBÉM: dinheiro desviado no Tocantins foi usado para construir pousada de luxo

Dinheiro desviado no Tocantins foi usado para construir pousada de luxo

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.