Ministério da Agricultura confirmou 1º caso de gripe aviária em granja comercial, em Montenegro (RS). Governo alerta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que população pode se manter tranquila. Gripe aviária em granja comercial: coletiva da Secretaria da Agricultura do RS detalha ações
Reprodução/RBS TV
A Secretaria de Agricultura do RS detalha, em entrevista coletiva, as ações previstas após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. É o primeiro caso do tipo — antes as ocorrências eram em aves silvestres.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos, e a população pode ficar tranquila, disse mais cedo o ministro Carlos Fávaro.
O caso foi atendido em um estabelecimento de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.
➡️ O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).
A área da granja foi isolada e as aves restantes eliminadas. Uma investigação complementar será conduzida em um raio inicial de 10 km da região de identificação do foco. O nome da empresa não foi divulgado.
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias
Vírus não é transmitido a quem come frango; entenda
De acordo com técnicos da Secretaria, também foi registrada mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul. O local está fechado para visitação, e o resultado dos testes realizados devem ser emitidos em breve.
O governador em exercício, Gabriel Souza, afirma que equipes do serviço veterinário "estão colocando em prática todos os protocolos sanitários para controlarmos o foco de influenza aviária".
"Estamos trabalhando para rapidamente debelar o foco e retomarmos nosso status sanitário", diz.
Mais cedo, a Prefeitura de Montenegro informou à RBS TV que técnicos do estado e do governo federal vão se reunir na Câmara de Vereadores durante a tarde. O município conta com mais de 500 produtores de aves.
Brasil confirma 1º caso de gripe aviária em granja comercial
VÍDEOS: Tudo sobre o RS