Polícia Militar flagrou o homem com a foice em mãos; objeto foi apreendido
Divulgação/Polícia Civil
Um homem de 44 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (11), em Presidente Prudente (SP), suspeito de agredir a companheira, de 29 anos, com um soco no rosto e ameaçá-la de morte com uma foice. A ocorrência foi no bairro Vida Nova Pacaembu e foi registrada como violência doméstica com base na Lei Maria da Penha.
Conforme o registro da ocorrência, a vítima havia procurado a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) durante a madrugada para registrar uma agressão e solicitar medidas protetivas contra o suspeito. Segundo o boletim, ela relatou ter sido agredida com um soco no rosto durante uma discussão.
Horas depois, a Polícia Militar foi acionada para ir até a residência do casal. No local, a mulher informou que, apesar da medida protetiva, o suspeito estava morando com ela há mais de 40 dias. Na ocasião, a vítima relatou que o companheiro havia quebrado seu celular e pediu à guarnição que o retirasse de casa — mas sem que fosse preso.
Os policiais informaram que levariam os dois até a delegacia, momento em que a vítima “se exaltou e foi ríspida e desrespeitosa com a guarnição”, conforme consta no boletim de ocorrência. A equipe da PM, então, consultou a DDM, que orientou o registro posterior da ocorrência.
Nova agressão e prisão em flagrante
Na manhã do mesmo dia, após ter perdido a hora para o trabalho, o suspeito voltou a se desentender com a companheira. Ele teria desferido mais um soco no rosto da vítima, quebrado vidros da porta e janela da casa, e a ameaçado com uma foice, segundo o depoimento da mulher à polícia. A vítima se trancou no quarto com a filha do casal para se proteger.
Quando a PM chegou, encontrou o homem ainda com a foice em mãos. O objeto foi apreendido e lacrado. Os policiais constataram os danos materiais na residência, e o agressor foi levado até o plantão da Polícia Civil.
A vítima confirmou aos policiais ter sido agredida novamente e ameaçada. Disse ainda que não deseja processar o agressor pelas ameaças, mas não quer que ele volte para casa. Ela também relatou que o homem faz uso frequente de bebidas alcoólicas.
Já o suspeito negou as agressões, alegou que apenas discutiu com a companheira e que ela teria quebrado os vidros e o celular. Admitiu ter xingado a mulher, mas disse que não a ameaçou. Ele confirmou ter pegado a foice, mas alegou que apenas a jogou no chão. O homem também relatou fazer uso esporádico de maconha e cocaína.
Diante das provas reunidas e da gravidade dos fatos, a autoridade policial determinou o indiciamento do suspeito por violência doméstica e familiar. A Polícia Civil solicitou a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, considerando a periculosidade do investigado e a necessidade de garantir a integridade da vítima e da filha do casal.
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM