Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecido como presídio do Róger.
TJPB/Divulgação
Os influenciadores Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, o Euro, foram transferidos nesta quinta-feira (28) para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecida como presídio do Roger. Segundo a direção, o casal vai ficar em um pavilhão exclusivo para gays, bissexuais e transexuais e vão poder receber visitas depois de cinco dias na penitenciária.
De acordo com o o diretor da unidade prisional, Edmilson Alves, o casal vai dividir o espaço com outros quatro detentos. O pavilhão não possui celas individuais e mede aproximadamente 3 metros de largura por 15 de comprimento. Segundo Alves, o local já chegou a abrigar cerca de 40 presos, mas atualmente funciona com um número bem abaixo.
Edmilson Alves explicou que antes de irem para ala LGBTQIA+, o casal vai ficar em uma ala de reconhecimento durante cinco dias. Depois desse prazo, eles passam a ficar na ala para gays, bissexuais e transexuais.
O diretor afirma que há camas de alvenaria disponíveis para todos e que o espaço conta com banheiro. Os detentos têm direito a três refeições diárias, sem qualquer tipo de tratamento diferenciado. Familiares poderão levar alimentos para complementar a alimentação fornecida.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Hytalo Santos e marido chegam em penitenciária da Paraíba, onde estão presos
LEIA TAMBÉM
Hytalo Santos e marido estão em penitenciária da Paraíba que opera com quase 200 presos acima da capacidade
Veja vídeo de Hytalo Santos e marido chegando ao presídio onde vão ficar presos na Paraíba
Infográfico - Conheça o 'presídio do Róger'
Arte/g1
"Não terão tratamento especial. Vão comer café, almoço e janta igual aos outros detentos. Já recebi preso da Europa que roubou 10 milhões e teve que comer salsinha da cadeia do mesmo jeito. Se servisse caviar, eles iam comer caviar igual aos outros detentos", afirmou o diretor.
Ainda conforme a direção da penitenciária, Hytalo e Euro só poderão receber visitas e ter acesso ao banho de sol após cinco dias no presídio. O banho de sol deve durar entre 40 minutos e uma hora, sem contato com presos de outros pavilhões. Fora esse período, o casal permanecerá preso no pavilhão.
Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba
Quais são as regras do Presídio do Roger?
Hytalo Santos entra na penitenciária em João Pessoa, onde está preso
TV Cabo Branco
O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, o Euro, só podem receber visitas dos familiares na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega. As regras do local também determinam quais itens podem ser entregues aos detentos.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), as visitas ao presídio do Roger são realizadas exclusivamente aos domingos. Os visitantes precisam estar cadastrados e comprovar vínculo familiar, como cônjuge, companheiro ou parentesco com os detentos.
Os familiares poderão levar alimentos, roupas e calçados, respeitando as quantidades semanais determinadas pela Seap. Entre os alimentos permitidos estão legumes, frutas em embalagens transparentes, leite, doces e sucos de cores claras. Também é permitido levar um maço de cigarro ou até 500 gramas de fumo in natura, além de biscoitos recheados, água e sal. Não são aceitos alimentos congelados.
No caso de roupas, cada visitante poderá entregar até duas peças de cada tipo, desde que sejam de cor branca ou clara, e um par de chinelos nas mesmas condições.
Produtos de higiene permitidos incluem desodorante cremoso, sabão em barra ou em pó e água sanitária, apenas uma vez por semana. O barbeador de lâmina deve ser descartável, sendo necessário devolvê-lo para receber outro.
Segundo o diretor da Penitenciária, Edmilson Alves, os detentos que chegam ao Presídio do Roger devem aguardar cinco dias para receber visitas e tomar banho de sol.
Conheça o Presídio do Roger, em João Pessoa
A Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega recebe o nome de presídio do Roger devido ao bairro onde está localizado, em João Pessoa. A unidade prisional é padrão para presos provisórios do sexo masculino, como no caso de Hytalo e Euro. O local conta com 8 pavilhões, incluindo um reservado para a população GBT.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o presídio do Roger tem uma população carcerária de 890 detentos. No entanto, a capacidade da unidade prisional é para 700 presos, o que implica um percentual de 27% acima do limite. Apesar do problema, Edmilson Alves afirma que a situação não compromete a rotina do presídio e que diversas melhorias foram feitas nos últimos anos.
Em fevereiro de 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou uma inspeção no presídio do Róger, com o objetivo de avaliar as condições estruturais e de atendimento aos custodiados. Durante a inspeção, foram verificadas a inclusão de melhorias e iniciativas implementadas na penitenciária, como a construção de uma sala com divisórias apropriadas para a realização audiências judiciais remotas (audiências de custódia), a inauguração da primeira cela do novo pavilhão que estava sendo construído no presídio, bem como a instalação de lâmpadas de LED nas guaritas para melhorar a iluminação geral do seu entorno.
De acordo com o promotor Ricardo Medeiros, apesar das melhorias observadas, foram ainda identificados uma estrutura física precária do consultório médico e problemas no fornecimento de medicamentos genéricos e de equipamento de proteção individual para a cozinha do estabelecimento.
Também foi observada a defasagem da manutenção preventiva dos equipamentos de extintores de incêndio das instalações do presídio.
Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa
Reprodução / TV Cabo Branco
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar