Câmeras registram barulho de explosão na Grande Curitiba
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram como ficou a parte interna do terreno da fábrica de explosivos Enaex Brasil após uma explosão no local que deixou mortos e desaparecidos na manhã desta terça-feira (12), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com a empresa, nove pessoas estão sendo procuradas e sete pessoas ficaram feridas. As autoridades não informaram, até a última atualização desta reportagem, quantas pessoas morreram.
O acidente aconteceu por volta das 5h50 da manhã, no terreno da empresa, uma área de 25 metros quadrados onde explosivos eram preparados para o transporte, de acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Hiller. O g1 tenta contato com a Enaex Brasil. À RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, a empresa informou que apura o caso e que a fábrica foi evacuada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp
Galerias Relacionadas
De acordo com o Coronel Hiller, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, a área em que houve a explosão é onde os explosivos são preparados para serem transportados para venda.
"Então é onde acontece a manipulação deste material e foi nesta área que aconteceu a explosão", falou.
Câmeras de segurança instaladas em residências da região registraram o barulho, que assustou moradores. Ouça a explosão no vídeo de abertura da reportagem.
"Número de funcionários eram oito e a área está isolada. Estamos buscando sobreviventes", disse Hudson.
Imagens internas da empresa Enaex
Corpo de Bombeiros
Local de explosão em fábrica de explosivos
Arte/g1
Leia mais notícias:
Youtuber: Quem é Felca, que denunciou o influenciador por exploração de menores
'Tarzan das Cataratas': Ahistória do austríaco que desbravou as quedas d'água com uma corda
Icaraíma: Polícia apreende carro de suspeitos de emboscar homens contratados para cobrar dívida
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam fora da área de explosão foram atendidas com lesões leves.
A empresa funciona 24 horas por dia, por isso, havia pessoas trabalhando no momento da explosão.
Segundo a capitã Luisiana, do Corpo de Bombeiros, a empresa informou que o local é uma área que armazena material explosivo. Ela explicou também que surgiram focos de incêndio, que foram apagados.
Ainda conforme a corporação, não há mais risco de novas explosões.
A fumaça provocada pela explosão pôde ser vista de longe. Segundo as autoridades, moradores de Curitiba, Piraquara, Pinhais, Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul sentiram o impacto da explosão. Espectadores da RPC encaminharam que mostram danos registrados nas imediações da Enaex Brasil. Veja a galeria abaixo:
Explosão em fábrica de explosivos no Paraná
Prefeitura diz que empresa possui licenças
Prefeitura diz que empresa possui licenças
Em nota, a prefeitura de Quatro Barras informou que a empresa Enaex possui todas as licenças necessárias para o funcionamento, incluindo alvará e localização em conformidade com as exigências legais.
"A empresa Enaex está instalada no município há mais de 50 anos, segue rigorosamente todos os protocolos de segurança e é uma das unidades fabris que mais gera empregos no município."
A prefeitura também disse que, junto à empresa, trabalha para garantir a segurança e o controle da situação, e que equipes da Defesa Civil fazem o levantamento de danos em residências, comércios e edificações nas áreas do entorno.
A administração municipal também se solidarizou com as famílias de vítimas.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.