G1

Justiça mantém salário e reduz carga horária de enfermeiro PCD que cuida da mãe com doença neurodegenerativa na Bahia


Imagem meramente ilustrativa de um enfermeiro

Pexels

Um enfermeiro de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, conquistou o direito de reduzir em 50% sua jornada de trabalho semanal, sem corte de salário, para cuidar da mãe idosa, diagnosticada com uma doença neurodegenerativa em estágio avançado.

Segundo informações da Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), o enfermeiro, que é uma pessoa com deficiência (PCD), tem visão monocular (deficiência em um dos olhos) e linfedema crônico (condição em que há um acúmulo persistente de líquido linfático nos tecidos, geralmente em um braço ou perna).

Já a mãe do profissional, diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), está tetraplégica, sem fala e sem movimentos voluntários, se comunicando apenas pelos olhos. Ela depende de cuidados contínuos e especializados, prestados por um familiar.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região

O profissional atua na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e acionou a Justiça para garantir assistência adequada à mãe após a instituição autorizar apenas uma hora de licença por semana.

A decisão, assinada pela juíza Carolina Guerreiro, da 3ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, reconheceu a urgência da situação. Segundo a magistrada, negar o pedido poderia prejudicar tanto a saúde do enfermeiro quanto da mãe dele.

Enfermeiro PCD que cuida da mãe com doença tem jornada de trabalho reduzida em Feira de Santana

TV Subaé

A magistrada ainda destacou que a redução concedida pela empresa era insuficiente diante da gravidade da doença. Assim, determinou a diminuição da carga horária pela metade, sem impactos na remuneração. Com a tutela de urgência, a EBSERH tem 10 dias para cumprir a medida, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Mas a empresa ainda pode recorrer e levar o caso à segunda instância. O processo segue em andamento.

O que é ELA

👨‍⚕️ ELA é uma doença neurológica rara e progressiva que afeta os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo. Com o tempo, a pessoa perde a força muscular e a capacidade de se mover, falar e até respirar, mantendo, porém, as funções cognitivas preservadas.

Esclerose múltipla e ELA evoluem de maneiras diferentes

LEIA MAIS:

Estudante de cidade da Bahia fica em primeiro lugar em seleção de redações e assume vaga em programa do Senado Federal

Justiça determina que vice-presidente assuma Câmara na Bahia após morte de vereador; entenda impasse

Justiça determina cassação de prefeito e vice-prefeita de cidade da BA por compra de votos

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.