Onda de calor: temperaturas em áreas verdes de Bauru são até 10°C mais baixas
Além da sombra fresca, os benefícios de uma arborização eficiente se refletem até mesmo na umidade relativa do ar de um local, já que o plantio de árvores no cenário urbano deixou de ser apenas pelo paisagismo e, atualmente, tornou-se um grande aliado contra as mudanças climáticas.
Os efeitos são tão palpáveis que, em Bauru (SP), as áreas verdes registraram, durante uma onda de calor em fevereiro deste ano, uma diferença de 10 °C em comparação com o maior centro comercial do município, cercado de concreto.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em Marília (SP), uma nova lei aprovada no dia 29 de agosto instituiu o ‘Programa Pomares Urbanos’, que incentiva o plantio de árvores frutíferas em áreas ociosas do município.
Neste domingo (21), é comemorado o Dia da Árvore, e o g1 aborda abaixo a importância da valorização de espaços verdes no ambiente urbano.
🌳 Transformação da paisagem
A respeito da lei 91/2025, de autoria do vereador Chico do Açougue (Avante), a implementação do projeto nas áreas de Marília (SP) serão pré-definidas pela Prefeitura do município que, em nota, informou ao g1 que está fazendo um levantamento para definir as áreas públicas que receberão o estímulo para a implantação dos pomares urbanos.
Ainda conforme a prefeitura, algumas das áreas ociosas serão de preservação permanente, às margens de córregos e nascentes.
Ipê Rosa em meio a vegetação em Marília
Maycon Oliveira/ TV TEM
Além disso, afirmou que a população será estimulada a plantar árvores nativas e frutíferas e realizar a manutenção, e que a Secretaria do Meio Ambiente poderá doar as mudas, enquanto a Secretaria da Agricultura dará o apoio técnico, como preparo de solo e a orientação para se manter as árvores.
Segundo a Câmara de Marília, também não será permitido o uso comercial dos frutos e o consumo será comunitário, livre e gratuito.
🌱 Fruto Urbano
Em Bauru (SP), um projeto sem fins lucrativos realiza o plantio árvores frutíferas nativas em áreas urbanas degradadas há mais de 10 anos. A iniciativa é dos irmãos Miguel e Khalil Axcar e recebeu o nome de Fruto Urbano. A ideia é criar ao menos um pomar em cada um dos municípios de todo o Brasil.
Fruto Urbano completou 10 anos no ano de 2024
Fruto Urbano/reprodução
No município, diversas praças já foram contempladas e transformadas por voluntários, engajando a comunidade local em torno da sustentabilidade e, principalmente, em um movimento contra as mudanças climáticas.
"Nós passamos por uma grande crise hídrica, um manancial que abastece a cidade de Bauru e vem sofrendo muito e, consequentemente, nós temos um quadro de insegurança hídrica. Então, o que mais falta é fazer com que as pessoas estejam cada vez mais mobilizadas para que a gente consiga reduzir o déficit de arborização urbana", explicou Khalil em entrevista ao g1 em março deste ano.
☀️ Conforto térmico
Além da possibilidade de tornar frutos mais acessíveis e revitalizar a paisagem, as árvores desempenham um papel essencial na regulação das temperaturas em áreas urbanas.
O arquiteto e professor universitário Eraldo Francisco da Rocha explicou ao g1 a respeito dos benefícios, como a melhora na qualidade do ar.
"Quando o meio urbano promove uma maior permeabilidade do solo com a criação de áreas verdes, jardins, praças e parques, aumentam os espaçamentos entre prédios para melhorar a ventilação, o que pode contribuir para uma amenização da temperatura", diz.
Além disso, o impacto dessas áreas em espaços urbanos é maior do que na área rural: "Quando plantamos uma árvore, estamos contribuindo para o aumento da umidade relativa do ar e, consequentemente, a diminuição da sensação térmica de calor", finaliza.
Horto Florestal de Bauru (SP)
Paulo Piassi/g1
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região