G1

Localizada em MG, 2ª maior usina hidrelétrica da América Latina em altura terá simulado de evacuação


Usina de Irapé

Cemig

Um simulado de evacuação será realizado na usina Presidente Jucelino Kubitschek, no Vale do Jequitinhonha no próximo sábado (8). Considerada a segunda maior da América Latina em altura e mais conhecida como usina de Irapé, a hidrelétrica foi inaugurada em julho de 2006.

Segundo a Cemig, o simulado tem como objetivo orientar os ribeirinhos sobre como agir em casos de acidentes na barragem, localizada entre os municípios de Berilo, margem direita, e Grão Mogol, margem esquerda.

O treinamento abrange a população residente e circulante dentro da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), que pode ser impactada em caso de rompimento, por exemplo. Participarão ainda a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras, além de funcionários da companhia.

“É bom destacar que a barragem se encontra completamente segura, sem qualquer risco à sua estrutura. No entanto, a legislação determina que façamos essa simulação, que é apenas um teste, para que toda a população que mora ou circula nas margens dessa região do rio Jequitinhonha saiba como proceder em caso de alguma emergência”, afirma o gerente de Planejamento Estratégico da Cemig, Ivan Carneiro.

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Um cronograma de atividades foi estabelecido, veja abaixo:

➡️Quinta-feira (7) - realização de seminários com orientações à população, na escola estadual Olegário Maciel, na Comunidade de Santana, em Virgem da Lapa, às 10h e às 16h30

➡️Sexta-feira (8), às 8h, será realizado o treinamento de funcionários da Cemig. Às 14h, haverá um exercício prévio sobre o simulado somente com os órgãos envolvidos, no Mercado do Produtor de Lelivéldia, em Berilo

➡️Sábado (9), ocorrerá o simulado de evacuação a partir das 10h30

“Nesse simulado são destacados para a população os sistemas de aviso, como proceder ao ouvir o alerta, como deve ser o deslocamento e quais os pontos seguros estabelecidos com antecedência. Saber o que fazer pode ser a diferença para a preservação de vidas. Esperamos, claro, nunca ter que acionar esse Plano de Emergência, mas precisamos estar preparados, principalmente em caso de um fenômeno climático extremo”, complementou Carneiro.

Após o simulado, será feita uma avaliação dos resultados. A Cemig destacou que conta com um aplicativo para divulgar informações aos moradores em tempo real sobre a operação do reservatório.

VEJA TAMBÉM:

Comerciantes de Montes claros estão otimistas com as vendas para o dia dos país

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.