G1

Lula se manifesta sobre bate-boca entre Trump e Zelensky na Casa Branca


O presidente do Brasil foi ao Uruguai, para a posse do presidente Yamandú Orsi. Na posse do presidente do Uruguai Lula disse que Zelensky foi humilhado por Trump

O presidente Lula também se manifestou sobre o bate-boca na Casa Branca. Lula foi ao Uruguai, para a posse do presidente Yamandú Orsi.

Antes da posse, Lula disse que conversou com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier sobre o episódio. Steinmeier tinha dito que nunca imaginou que um dia o país dele teria que proteger a Ucrânia dos Estados Unidos. Lula disse que Zelensky foi humilhado por Donald Trump.

"Desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. E não é possível a gente falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano. Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que na cabeça do Trump o Zelensky merecia isso”.

A posse de Yamandú Orsi marca a volta da centro-esquerda à presidência do Uruguai. Orsi tem 57 anos, foi professor de História e, por duas vezes, foi governador. No discurso de posse, reafirmou o compromisso com a democracia.

Yamandú Orsi foi eleito pela Frente Ampla, com apoio do ex-presidente José "Pepe" Mujica, e vai governar o Uruguai até o começo de 2030. O país está completando 40 anos de democracia.

Lula se manifesta sobre bate-boca entre Trump e Zelensky na Casa Branca

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca na Casa Branca de 'cena grotesca'

Quem é Yamandú Orsi, pupilo de Mujica que será o próximo do presidente do Uruguai

Lula participa da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, neste sábado

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.