compras shopping online e-commerce aplicativo
Pexels
Um levantamento da Fundação Seade aponta que 52% da população da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, utiliza aplicativos para compras ou contratação de serviços on-line. Segundo a pesquisa, 41% das aquisições na região referem-se a roupas, medicamentos e cosméticos. Já a principal forma de pagamento foi o cartão de crédito (62%).
De acordo com o levantamento, em todo o estado de São Paulo, o comportamento é semelhante, com 51% dos moradores usando a modalidade para a realização de compras pela internet. O estudo mostra que a adesão ao consumo digital é maior na capital (53%), mas também expressiva no interior (47%).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o levantamento, o perfil do consumidor por aplicativo é formado majoritariamente por pessoas mais jovens, com ensino superior e renda familiar acima de dez salários mínimos. A prática é menos comum entre quem possui ensino fundamental, rendimentos menores e entre idosos.
Baixada Santista
De acordo com o estudo, as encomendas de comida, como pedidos de refeições e lanches, representaram 36% dos pedidos na região. O acesso a serviços de transporte ficou em 14%.
Em relação à frequência de uso das ferramentas digitais, 48% dos moradores afirmaram utilizá-las ao menos uma vez por semana, enquanto 23% disseram acessá-las diariamente. Outros 22% relataram usar os aplicativos pelo menos uma vez por mês, e 7% apenas esporadicamente.
A forma de pagamento mais utilizada na região em compras on-line é o cartão de crédito (62%), seguida pelo Pix (22%). Segundo a Fundação Seade, os resultados se assemelham aos do estado de São Paulo, indicando que parte da população já aderiu ao consumo virtual para realizar compras.
Papo Tribuna - 02/11/2024
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos