G1

Mais da metade dos brasileiros leva a sustentabilidade em conta ao fazer compras, diz pesquisa


Pesquisa revela que grande parte dos brasileiros se preocupa com o meio ambiente

Uma pesquisa revelou que a preocupação com o meio ambiente faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Principalmente entre os mais velhos.

A fábrica de antepastos e geleia, em Belo Horizonte, é pequena. Mas gigante quando o assunto são práticas ambientais.

As colheres são de bambu, sacolas, de papelão, os potes de vidro. E, se reutilizados, os clientes ganham desconto. Os restos de alimentos vão pra uma empresa de compostagem.

"É um trabalho de formiga, de certa forma, com essas pequenas ações. A gente tem que mudar a forma como a gente pensa sobre o consumo em geral", afirma Leonardo Possato, estudante de engenharia ambiental e dono da fábrica.

Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial identificou que mais da metade dos brasileiros (55%) leva em conta a sustentabilidade na hora de decidir o que comprar.

Setenta e cinco por cento (75%) acreditam que a transição para uma economia verde — que concilia desenvolvimento, inclusão social e menos danos ao ambiente — vai gerar empregos e oportunidades.

Mais da metade dos brasileiros leva a sustentabilidade em conta ao fazer compras, diz pesquisa

Reprodução/Jornal Nacional

"Não só no nosso mercado interno, mas também no que diz respeito às exportações, cada vez mais os países vão exigir, por exemplo, comprovação de utilização de material reciclado, na cadeia produtiva, para consumir menos matéria-prima virgem", diz Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Mas os preços elevados dos produtos sustentáveis são o principal obstáculo para 28% dos entrevistados na hora da compra.

Seis em cada dez brasileiros adotam uma rotina sustentável dentro de casa, segundo a pesquisa. Com medidas como reduzir os consumos de água e de energia, e separar o lixo para a reciclagem.

A região Sul é a mais engajada, segundo o levantamento. Há um ano a Rhéa instalou placas de energia solar na casa dela, em Curitiba. Hoje, já devolve energia para a concessionária.

"O fato de eu ter colocado energia solar, dá uma sensação de estar participando e estar fazendo a minha parte", diz Rhéa Cassuli, médica veterinária.

Os jovens de 16 a 24 anos são os que adotam menos cuidados com o ambiente. Só 26% disseram incluir práticas sustentáveis na rotina. Já as pessoas acima dos 60 anos, em geral, são as mais engajadas (54%).

O seu Sebastião e a dona Elza fazem questão de cuidar de um jardim, perto da casa deles em BH.

"Eu tenho esse cuidado porque eu gosto de apreciar o verde. A gente respira melhor com oxigênio", afirma Elza Mendes Dias, costureira.

Em Campo Grande, aos setenta e um anos, o seu Walmir é um exemplo pra muita gente. Ele já plantou centenas de árvores na região onde mora.

"Quando a gente está envolvido nessa ação, mais pessoas se aproximam da gente para trazer uma semente, para plantar ou para levar uma muda, e vai criando um ciclo de proteção à natureza", conclui Walmir Martins, técnico em serviços ambientais.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.