G1

Motorista sobrevive após carreta com 39 toneladas de fertilizante cair no Rio Paraná; IAT avalia risco ambiental


Motorista informou que o freio da carreta não funcionou e para que ela não batesse nas casas, jogou o veículo em direção ao rio. Câmeras registraram momento em que carreta desce desgovernada e cai em rio do Paraná

Um motorista sobreviveu após a carreta que ele dirigia cair no rio Paraná, no trecho que fica no Porto São José, em São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. O veículo estava carregado com 39 toneladas de fertilizante e o Instituto Água e Terra está avaliando se houve algum risco ambiental.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (9) e foi registrado por câmeras de segurança. Assista acima.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram

O motorista disse à RPC, que saiu do Porto de Paranaguá e levaria a carga de fertilizantes ao Mato Grosso do Sul. Contudo, na BR-376, em um acesso à Nova Londrina, ele acabou confundindo o caminho e passou direto, indo em direção ao Porto São José.

Quando chegou em uma avenida, que é um trecho de descida, ele tentou frear a carreta para pegar informações sobre como retomar o caminho e o freio não funcionou.

À RPC, o motorista disse que para que a carreta não batesse nas casas, jogou ela em direção ao rio. O veículo ficou submerso à cerca de oito metros de profundidade, mas o homem conseguiu sair a tempo e não teve ferimentos.

Carreta foi flagrada entrando no Rio Paraná.

Reprodução/RPC

Conforme o motorista a carga de fertilizante estava armazenadas em bags.

O IAT informou que a carga não vazou no rio e não há restrição para banhistas no local. A rampa de acesso ao rio foi interditada para veículos e embarcações por questão de segurança. Delcides Gonçalves que é fiscal do IAT disse que estão monitorando as águas.

"Estamos aguardando que a empresa providencie a remoção do material e fazendo o monitoramento da águas para saber se houve dano ambiental. Se isso aconteceu, a empresa será responsabilizada", explicou o fiscal.

Conforme apurado pela RPC, a empresa é de Londrina e acionou o seguro da carga e da carreta. Ela será precisará apresentar um plano de retirada que deve acontecer na próxima semana.

A Marinha do Brasil também está acompanhando a situação e disse que vai instaurar um inquérito para avaliar as causas do acidente. O órgão também informou que não houve vazamento de óleo.

LEIA TAMBÉM

Investigação: Suspeitos de furtos são identificados depois de deixarem bilhete da Mega-Sena no local do crime

Reviravolta: Novo suspeito confessa ter matado avó e neta e escrito pedido de desculpa com sangue

Vídeo: Grave acidente entre trem, moto, caminhão e carros deixa um morto e um ferido

Carreta desgovernada cai no Rio Paraná, em Porto São José

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

.

Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.