G1

MPF convoca população para debate sobre impactos da desativação do principal pronto-socorro de Belém


PSM Mário Pinotti, na tv. 14 de Março, em Belém.

Agência Belém

O Ministério Público Federal (MPF) vai realizar uma escuta pública sobre a desativação do Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, em Belém. O encontro acontece na próxima terça-feira (13), às 14h, no auditório da sede do MPF, no bairro do Umarizal.

A proposta é ouvir a sociedade, usuários do sistema público de saúde, profissionais da área e representantes de órgãos públicos sobre os impactos da possível desativação da unidade — uma das mais conhecidas da capital paraense. A escuta pública também busca promover o diálogo, construir consensos e encaminhar propostas junto à Prefeitura de Belém.

Participação aberta ao público

A participação é aberta a qualquer pessoa interessada. Para quem quiser fazer uso da palavra, será necessário realizar inscrição presencial, no local do evento, a partir das 13h30 — meia hora antes do início da escuta pública. As falas serão organizadas por ordem de chegada, mas a inscrição não garante o direito à manifestação caso o tempo se esgote.

As manifestações do público ocorrerão entre 14h e 17h. Depois desse horário, os integrantes da mesa farão considerações finais e apontarão possíveis encaminhamentos. O evento tem encerramento previsto para as 18h.

Quem vai participar

Foram convidados para compor a mesa do evento:

O prefeito de Belém

O secretário municipal de Saúde

O diretor-geral do PSM Mário Pinotti

O superintendente estadual do Ministério da Saúde no Pará

Representantes do Ministério Público do Estado (MPPA)

A Defensoria Pública da União (DPU)

A Defensoria Pública do Estado (DPE-PA)

Também foram convidados conselhos de saúde, sindicatos, categorias profissionais, a Câmara Municipal de Belém e órgãos de fiscalização.

Contexto

A desativação do PSM da 14 tem gerado preocupação entre usuários e trabalhadores da saúde. O hospital é uma das unidades de referência no atendimento de urgência e emergência na capital. A escuta pública surge como um momento de escuta qualificada e diálogo direto com a sociedade civil.

Serviço:

Escuta pública sobre a desativação do Hospital Pronto-Socorro Mário Pinotti (PSM da 14)

Terça-feira, 13 de agosto, às 14h

Auditório da sede do MPF em Belém (Rua Domingos Marreiros, 690 – Umarizal)

Participação com fala: Inscrições presenciais no local, a partir das 13h30, por ordem de chegada

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.