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Novo Contorno Sul de Curitiba: veja imagens de como vai ser a construção


Imagens mostram como deve ficar o novo corredor metropolitano de Curitiba

A ordem de de serviço para implantação do Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, também chamado de novo Contorno Sul, será assinada nesta segunda-feira (18), segundo o Governo do Paraná.

A obra será um prolongamento da PR-423 e liga a BR-476, em Araucária, com a BR-116, na divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande. Veja imagens acima.

Conforme o governo, o investimento é de R$ 336 milhões, com prazo de execução estimado em 30 meses após a liberação definitiva do licenciamento ambiental.

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Segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o novo corredor vai encurtar distâncias entre o norte, sul e sudeste do estado, sem necessidade de passar pelo atual Contorno Sul de Curitiba, hoje sobrecarregado de veículos.

Como será a obra

Com 9,5 quilômetros de extensão em pista duplicada de concreto rígido, o novo traçado terá sete obras de arte especiais (OAEs), entre elas:

viaduto na interseção com a BR-116;

viaduto sobre os dutos da Transpetro (REPAR I e REPAR II);

viaduto sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida;

trincheira na Rua Ismael de Almeida;

ponte sobre o Rio Barigui;

viaduto sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri.

Todo o trajeto também contará com ciclovia.

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Projeto do Novo Contorno Sul de Curitiba

Reprodução

Duplicação da PR-423 começa em paralelo nesta segunda (18)

Além do novo corredor, começaram nesta segunda-feira (18), as obras de duplicação de 26 quilômetros da PR-423, rodovia que liga Araucária a Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizada pela concessionária Via Araucária.

Conforme a concessionária, a PR-423 é um dos principais corredores logísticos da região e funciona como alternativa ao tráfego pesado pelo perímetro urbano da capital. O trecho conecta a BR-476, em Araucária, às BR-277 e BR-376, em Campo Largo.

Na primeira etapa, será duplicado o trecho entre os quilômetros 9 e 35 da rodovia, com implantação de novos dispositivos de acesso e retorno em desnível. Veja trechos:

Km 10+550: ligação da Av. das Nações com a Rua Luz Armando Ohpis, em Araucária;

Km 12+800: acesso à Rua Cesário Furman;

Km 20 e km 24: retornos;

Km 34+000: dispositivo em desnível na Rua Teodoro Augustyn;

Km 35+200: ligação da Av. Fritz Ervin Schmidt à Rua Dom Pedro II, em Campo Largo.

A autorização foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), e a previsão é que o trabalho seja concluído em fevereiro de 2027.

Segundo a concessionária, a rodovia contará com duas pistas em cada sentido, acostamento, canteiro central e iluminação em pontos estratégicos, o que deve reduzir significativamente os riscos de acidentes.

Duplicação de 26 quilômetros na PR-423 começa hoje

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