Campo Grande é reconhecida como "Cidade Árvore do Mundo"
Campo Grande é a cidade mais arborizada do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para manter e melhorar a distribuição das áreas verdes, a prefeitura vai atualizar o Plano Diretor de Arborização Urbana. O processo será aberto para consulta pública.
A cidade possui cerca de 175 mil árvores em ruas e calçadas, conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O novo plano é elaborado por um grupo técnico formado por profissionais da prefeitura e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é garantir que as espécies sejam plantadas nos locais adequados, sem oferecer riscos à população ou à infraestrutura da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
"Nós indicamos a porcentagem de espécies plantadas em locais inadequados, quais não devem mais ser usadas por serem tóxicas ou prejudicarem a biodiversidade, como as abelhas e outros polinizadores", explicou o professor e botânico Flávio Macedo, que participou da elaboração do plano.
A atualização da lei busca garantir o acesso igualitário às áreas verdes em todas as regiões da cidade e usar a arborização como ferramenta de enfrentamento às mudanças climáticas. A iniciativa também criou a Política Municipal de Arborização Urbana.
"Hoje sabemos que a arborização é fundamental para enfrentar diferentes problemas urbanos. Independente de onde a pessoa mora, ela deve ter acesso aos benefícios que as árvores oferecem", afirmou Silvia Rahe Pereira, auditora fiscal de meio ambiente.
A falta de planejamento pode gerar problemas. A aposentada Maria Virgínia da Rocha, moradora há 20 anos no mesmo imóvel, relata que tenta há mais de um ano retirar galhos de uma árvore em frente à casa, que representam riscos para a família, os vizinhos e os 23 cães que vivem com ela. "A gente não fica em paz. Quando venta forte, fico com medo de a árvore cair. Pode atingir minha casa, os vizinhos, a rede elétrica e até a rua", disse Maria.
População pode participar do processo
A proposta da prefeitura inclui a participação dos moradores. É possível enviar sugestões presencialmente, na sede da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, ou por e-mail.
As propostas poderão ser encaminhadas até o dia 6 de outubro pelos seguintes canais:
Por e-mail: gabinete@planurb.campogrande.ms.gov.br
Presencialmente: protocolar na sede da Planurb, avenida Calógeras, 356, das 8h às 16h.
Já no dia 8 de outubro de 2025, às 18h, será realizada uma reunião pública sobre a Política Municipal de Arborização Urbana. O encontro será na sede da Planurb. A participação da população é aberta e visa coletar sugestões para a atualização do plano de arborização da cidade.
Um única espécie vai ser erradicada de Campo Grande.
Paulo Ramos/PMCG
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: