G1

Oficina ensina carpintaria naval e preserva tradição de barcos artesanais em Macapá


Oficina preserva tradição dos carpinteiros navais e promove a valorização da mão de obra

O projeto Convés promove oficinas de carpintaria naval em Macapá para preservar a tradição da construção de barcos artesanais no Amapá. A iniciativa também busca qualificar trabalhadores e atrair novos interessados para o ofício.

As aulas, conduzidas pelo carpinteiro naval Lucivaldo Cunha e pela produtora Fabiana Melo, acontecem no bairro Universidade, Zona Sul da capital.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp

Voltado para pessoas com deficiência, integrantes da comunidade LGBTQIA+, pessoas neurodivergentes e o público em geral, o projeto foi aprovado no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A proposta é democratizar o conhecimento e oferecer capacitação a diferentes grupos, incluindo moradores da periferia de Macapá.

“Sou apaixonado pela carpintaria naval por causa do nosso rio, que depende das embarcações. Eu fiz uma lancha e tenho um barco grande para transportar cargas e levar alimento para casa”, contou Lucivaldo Cunha.

O piloto fluvial Fernando Sombra destaca que aprender sobre embarcações resgata a história dos ribeirinhos.

“É um trabalho manual e uma arte. Para fazer miniaturas e maquetes, é preciso conhecer madeira, ferramentas e técnicas de corte”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Plantas não convencionais da Amazônia viram ingredientes em refeições no Amapá

Alunos de escolas públicas estaduais podem se inscrever em concurso literário no Amapá

Mais de 600 jovens participam do NAUFest para se preparar para o mercado de trabalho em Macapá

Para a mestranda em educação Fernanda Bastos, o saber dos mestres carpinteiros navais “é um patrimônio material que tende a desaparecer”. Segundo ela, a participação da comunidade é uma “ferramenta de preservação” para evitar que esses conhecimentos se percam.

“O projeto Convés é um ato de resistência, pois garante que a voz desses mestres continue ecoando. É uma luta para que as futuras gerações mantenham vivo o orgulho da profissão que molda a identidade amazônica”, afirmou.

O projeto também participou da Expo Favela Innovation 2025, onde apresentou miniaturas de rabetas, canoas e outras embarcações tradicionais, reforçando a identidade cultural e dando visibilidade ao ofício.

Oficina em Macapá ensina carpintaria naval e preserva tradição de barcos artesanais

Josimar Nascimento/Projeto Convés

Oficina em Macapá ensina carpintaria naval e preserva tradição de barcos artesanais

Josimar Nascimento/Projeto Convés

Oficina em Macapá ensina carpintaria naval e preserva tradição de barcos artesanais

Josimar Nascimento/Projeto Convés

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.