Olodum, Armandinho e Jaú levam carnaval a Paris em lavagem que homenageou Preta Gil e Wanda Chase
Jonas e Marcelo/NicFilmes
Os moradores de Paris sentiram o clima da Bahia neste domingo (14), durante a edição de 2025 da Lavage de La Madeleine, evento que já se tornou tradição na capital da França. Os artistas Armandinho Macedo, Jaú e a Banda Olodum agitaram a capital francesa durante o evento que homenageou a jornalista Wanda Chase e a cantora Preta Gil.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Pioneira, Wanda Chase foi uma grande referência para a população baiana e marcou a imprensa ao abordar pautas ligadas à cultura baiana e as manifestações da cultura negra. Elas faleceu no dia 3 de abril, após passar por uma cirurgia de aneurisma da aorta. Filha de Gilberto Gil, Preta sempre teve uma conexão especial com a Bahia e uma fé muito conectada com a capital baiana. Ela faleceu no dia 20 de julho, após complicações de um câncer de intestino.
As duas foram relembradas durante o evento que já acontece há 24 anos na Cidade da Luz, e reúne milhares de brasileiros com saudades de casa.
Levando para a capital francesa um pouco da baianidade comum em Salvador, os artistas se apresentaram em cima de um trio elétrico e foram acompanhados por uma multidão que se divertiu em um verdadeiro carnaval fora de época.
Olodum agita multidão durante a Lavage de La Madeleine, que acontece neste domingo (14), em Paris
Osmar Martins Marrom
O secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, também esteve no evento, que mostra a força da cultura afro-brasileira e remonta a tradicional Lavagem do Bonfim, na capital baiana. Neste ano, o evento ganhou um tom especial com a homenagem a jornalista Wanda Chase e da cantora Preta Gil, que faleceram ainda em 2025.
"O Bonfim atravessa o atlântico e toma conta das ruas de Paris.[...] Reunindo milhares de pessoas nessa celebração da cultura baiana, das nossas identidades e da força e poder da cultura afro-brasileira em integrar os povos", pontuou o secretário.
A Lavage de La Madeleine também manteve a religião como um traço marcante e contou com a presença do Babalorixá Pai Pote. O líder religioso realizou uma cerimônia para o Orixá Exu, pedindo pela abertura dos caminhos.
As cantoras Thathi e Ana Mametto também estiveram no evento, bem como Robertinho Chaves, criador do movimento em Paris.
Lavage de La Madeleine acontece há 24 anos em Paris
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Jammil no Humaitá, Pagodart e Nelson Rufino: veja opções de lazer em Salvador e RMS neste domingo
Primeiro bispo negro nascido em Salvador é ordenado na Catedral Basílica
Setor pet movimenta economia com serviços que vão de creche canina a crematório animal na BA
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Olodum faz ensaio com tema do próximo carnaval
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o